sábado, 28 de abril de 2012

O tipo de Via sacra do ser humano comum

O início do caminho...

A cruz começa a ficar mais pesada e começamos a ficar mais sós...


O primeiro pedido: "Senhor, está muito pesada... por favor, posso cortá-la um pedacinho?"





Obrigado, Senhor!...





Um novo pedido:
"Senhor, cortarei um pedacinho mais...  eu  assim poderei carregá-la melhor..."





Senhor, muito obrigado...

Assim o caminho é muito melhor...





Mas... e agora?!


"Use sua cruz como ponte, atravesse e siga em frente..."


Ah! a minha cruz é muito curta...

Jamais passarei...


Nada nesta vida é por acaso! 
Muitas vezes, queremos nos livrar da "cruz" que nos é dada, 
mas para tudo tem um 'para quê' e um 'por quê'... 
Deus nunca nos manda algo que não possamos suportar... 

E se formos abreviar estes caminhos, certamente teremos problemas! 
Não é preciso dizer MAIS NADA!


Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...
  
Às vezes estamos tão necessitados de Deus, que quando uma mensagem dessa cai na nossa caixa de entrada, é impossível não achar que é um sinal divino. 




Mentalize e ore. É uma oração curtinha, mas, muito poderosa, se você acreditar!

1º lugar em sua vida 

Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o(a), mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase... 
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." 

Esta oração é muito poderosa:

Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMEM



MEDINDO AS RIQUEZAS DO SER HUMANO



Fabuloso texto escrito por Catón, jornalista mexicano. 

  
“Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. 
Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga... 

Mas eu não sou mencionado na revista. E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não?  vou mostrar a vocês:

- Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo não sei como.

- Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; filhos maravilhosos, dos quais só recebi felicidades; e netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.

- Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.

- Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.

- Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo.

- Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).

- Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs e que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.

- Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.

- Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.

- Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.

- E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.

- Pode haver riquezas maiores do que a minha?

Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta?"
  
E você, como se considera? Rico ou pobre? 
Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é... 
DINHEIRO".


sábado, 21 de abril de 2012

Deus das pessoas ocupadas

 "Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.
Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe". (Mt 9, 37-38)



Quando Deus chamou Moisés, ele estava ocupado com suas ovelhas no monte Horeb. 
"Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb".  (Ex 3, 1) 


Quando chamou Gedeão, ele estava peneirando o trigo de uma colheita. 
"Depois veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo do terebinto de Efra, que pertencia a Joás, da família de Abieser. Gedeão, seu filho, estava limpando o trigo no lagar, para escondê-lo dos madianitas". (Jz 6, 11)

Quando procurou Saul, ele estava pegando o burro para seu pai. 
"Tendo-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul, disse aquele ao seu filho: Toma um servo contigo e vai procurar as jumentas". (1Sm 9, 3)

Quando chamou Eliseu, ele estava arando com doze juntas de bois. 
"Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois diante dele; ele mesmo conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele". (1Rs 19, 19)

Quando chamou David, ele estava apascentando as ovelhas. 
"Isaí mandou vir assim os seus sete filhos diante do profeta, que lhe disse: O Senhor não escolheu nenhum deles.E ajuntou: Estão aqui todos os teus filhos? Resta ainda o mais novo, confessou Isaí, que está .pastoreando as ovelhas. Samuel ordenou a Isaí: Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui". (1Sm 16, 10-11)

Quando chamou Neemias, ele estava servindo o rei. 
"Ah! Senhor, prestai ouvidos à oração deste vosso servo e à oração dos vossos servos que veneram o vosso nome. Dignai-vos hoje dar bom êxito ao vosso servo, e fazei-o ganhar o favor do rei. Eu era então copeiro do rei". (Ne 1, 11)

Quando chamou Amós, ele estava pastoreando suas ovelhas. 
"Oráculos de Amós, que foi um dos pastores de Técua. Revelações que recebeu acerca de Israel no tempo de Ozias, rei de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do tremor de terra". (Am 1, 1)

Quando chamou Pedro e André, estavam lançando as redes ao mar. 
"Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores".  (Mt  4, 18)

Quando chamou João e Tiago, estavam consertando suas redes. 
"Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os..." (Mt 4, 21)

Quando chamou Mateus, estava na cobrança dos impostos. 
"Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu". (Mt 9, 9)

Palavra de vida: Nenhum deles estava de braços cruzados. Às vezes pensamos que, quem vai à igreja, é porque não tem nada que fazer. – Daí vem aquele provérbio popular: "Que o demónio nunca te encontre desocupado".

O sermão da mentira


— Prezados irmãos, anunciou o vigário à hora da missa: No próximo domingo o assunto da homilia vai ser o oitavo mandamento: "Não levantar falso testemunho". A mentira é um problema muito sério e muito actual entre nós.
E continuou:
— É bom ir meditando e recordando o oitavo mandamento no seu catecismo. Leiam também o capítulo 17 do evangelho de São Marcos a fim de se prepararem para o próximo domingo.
Todos concordaram. No domingo seguinte ele perguntou quem tinha lido o capítulo acima. Todos levantaram a mão, afirmativamente. Sorrindo maliciosamente, disse o vigário:
— Eu tinha razão ao dizer que a mentira é um problema actual.
E acrescentou marcando as palavras:
— O Evangelho de São Marcos só tem 16 capítulos...

Palavra de vida: Senhor, afasta de mim a falsidade e a mentira (Pr 30,8)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Livros de Ignacio Larrañaga

Caros visitantes e leitores deste blog, divulgo aqui as obras escritas de um dos maiores escritores de literatura religiosa dos tempos modernos, Ignacio Larrañaga. Faço isto porque já li alguns dos livros deste autor e posso testemunhar que valeu a pena, numa frase posso dizer que fiquei espiritualmente mais rico. Uma sugestão: qualquer destas obras é um óptimo presente para se oferecer a alguém.



O Autor
Frei Ignácio Larrañaga (AzpeitiaEspanha1928) - o "Profeta da Oração", sacerdote capuchinho, é o fundador das Oficinas de Oração e Vida. Foi ordenado sacerdote em 1952. Vivendo na América do Sul, colaborou com a fundação do Centro de Estudos Franciscanos.
Tendo começado a escrever aos 45 anos, o "Profeta da Oração", é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experiência de Deus, apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estendeu por aproximadamente trinta anos. Em 1984 fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial difundido em mais de quarenta países. Nos últimos anos, desenvolveu uma actividade evangelizadora específica, destinada a grandes massas, em teatros, ginásios e estádios. Escreveu 18 livros. Até 2007, pelo menos, residia em Santiago do Chile. Naquele ano, comemorou 55 anos de sacerdócio. Há mais de 35 anos percorre o Mundo evangelizando e animando comunidades. É conhecido um dos autores de maior difusão na literatura religiosa e de auto-ajuda e a sua obra encontra-se publicada em dez idiomas.


AS SUAS OBRAS


A Arte de ser FelizUma síntese do livro Do Sofrimento à Paz, escrito em linguagem simples, directa e de fácil leitura. Com orientações práticas para recuperar a paz interior, o sentido da vida e a alegria de viver. Autor não pretende o sonho impossível de eliminar por completo as penas da vida, mas mitigá-las, arrancar alguns espinhos, sarar algumas feridas, enxugar muitas lágrimas, para que o leitor possa sentar-se, por fim, à sombra do arvoredo para respirar, dormir e sonhar.



A Rosa e Fogo
Se todos os livros do autor são reflexo de sua própia vida, A Rosa e o Fogo explicita as etapas de sua trajectória humana e espiritual com tal sinceridade e transparência que o convertem num modelo de literatura religiosa de testemunho. Com efeito, o autor vai nos entregando, através de suas páginas abundantes, rasgos autobiográficos. Resultado? Um livro em que o autor nos revela sua intimidade com uma espontaneidade pouco comum entre escritores religiosos.





As Forças da Decadência
Continuando a linha do Do Sofrimento à Paz, o autor aprofunda-se naquelas forças que arrastam o homem para baixo, tais como a inutilidade, a impotência, o fracasso, a solidão, a enfermidade, a morte. Conforme seu método, o autor primeiramente analisa a fundo cada fenómeno e logo nos entrega exercícios práticos e orientações de vida para encarar com elegância a decadência inevitável da vida.







Dios Adentro
Livro ainda não editado em Português: “Na Intimidade com Deus”.





Do Sofrimento à Paz
O sofrimento é uma silhueta negra e persistente que sobrevém ao homem de toda idade, classe, cultura e religião. O autor, após as devidas análises e diagnósticos, propõe métodos, exercícios práticos, orientações de vida para que o leitor, por si mesmo, possa eliminar ou amenizar qualquer sofrimento, sobretudo na linha das angústias, obsessões, depressões, tristezas, ansiedades e medos. Muitos psiquiatras recomendam este livro a seus pacientes.





Encontro
É um manual de oração, de tamanho pequeno, em que não falta nem sobra nada. Contem grande variedade de orações para qualquer circunstância ou emergência da vida: oferece diversas modalidades para relacionar-se com Deus, bem como textos bíblicos e orientações pedagógicas para atividade orante. Em suma, trata-se de um manual breve e completo para os que empreenderam a ascenção para Deus.








Itinerario para Deus
Em quatro capítulos, o autor nos entrega uma síntese do complexo processo da ascenção da alma até Deus, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação transformante.








Jubiloso Jubileo
Este livro comemorativo narra a vida do Frei Ignacio Larrañaga desde seu começo: é a celebração de seus 50 anos de ordenação.


Mostra-me o Teu Rosto
Aborda e analisa a totalidade das situações e emergências que surgem no caminho para Deus: o silêncio de Deus e a certeza da fé; a dispersão e a concentração; a decoção e a aridez; a secura e a consolação; contemplação e combate; entre o desalento e a esperança. Este livro já foi qualificado como clássico da literatura espiritual.







Nas Mãos de Deus
É um tratado de oração. Oferece uma ajuda eficaz a todos aqueles que querem iniciar-se na relação com Deus ou recuperar o encanto perdido, bem como àqueles que querem avançar a fundo no mistério insondável do Deus vivo e verdadeiro. O autor, Ignacio Larrañaga, é internacionalmente conhecido, tido como um dos grandes mestres espirituais contemporâneos. Esta obra é de particular interesse a todos os cristãos, especialmente os mais "maduros" no caminho de fé, que já têm uma iniciação em leituras espirituais e textos consagrados.









O Casamento Feliz
Precioso e prático livro sobre a vida conjugal em que o autor analisa e dá as pistas para solução de quaisquer emergências ou situações que possam originar-se de uma longa convivência de casal como os problemas de dominação, dependência, adaptação, separação, divórcio, ciúmes, sexualidade, estima, desencanto, comunicação.








O Irmão de Assis
É um livro encantador sobre o Pobre de Assis, que se lê com muito agrado. É como uma história revivida, uma biografia recriada, uma memória viva de um Francisco de Assis que passou pela alma do autor. Como resultado nos encontramos com um ideal de vida, um código de felicidade diametralmente oposto ao ideal hedonista da sociedade de consumo.





O Pobre de Nazaré
O autor penetra nos abismos insodáveis do mistério de Cristo para captar ali algo de sua riqueza inescrutável, a fim de transmiti-la aos demais. Mas não é possível esta transmissão com palavras comuns ou gramaticais. Por isso o autor utiliza com frequência a evocação, a sugestão da linguagem figurada, deixando no ar um não sei quê que “diz” muito mais do que se entende.







O Sentido da Vida
Sentido da vida é aquele valor que dá valor a todos os demais valores, para estar em harmonia consigo mesmo e com os demais. Dia a dia, meditando sobre a família, o amor, a amizade, a compaixão e a misericórdia, o leitor irá aproximando-se progressivamente da paz interior.






O Silêncio de Maria
Trata-se de uma contemplação original sobre Maria, tal como ela aparece nos Evangelhos: peregrina da fé e serva do Senhor, senhora de si mesma, mulher cheia de fortaleza e elegância, possuidora de uma estabilidade emocional invejável e admirável...





Salmos para a Vida
Este livro é como uma carta de navegação para avançar pelos mares profundos dos Salmos, para sondar a riqueza de seus abismos, contagiar-se de vida, encher-se de luz e sair à superfície com as mãos cheias de novidades salvadoras.




Sobe Comigo
O autor começa por analisar o mistério radical do ser humano: solidão e relação; necessidade de ser ele mesmo e necessidade de ser para os demais. Em seguida trata de solucionar os obstáculos que surgem nas relações humanas; apropriações, agressões emocionais, megalomanias, egoísmos de todo género. E acaba estudando exaustivamente as exigências práticas das relações interpessoais: respeitar-se, adaptar-se, perdoar-se, aceitar-se, comunicar-se, acolher, dialogar…



Transfiguração
Um livrinho de bolso, pérola preciosa de carácter eminentemente prático. Trata-se de uma pedagogia experimentalmente progressiva para uma santificação cristificante, individual e colectiva.



Síntese das Obras de frei Ignacio Larrañaga retirado do site:


NOTA: As capas dos livros poderão ser diferentes das que estão apresentadas, mas o conteúdo é o mesmo.












O Apostolado da Oração será sempre fonte de Comunhão concreta, inserida nos ambientes, para fazer a justiça de Deus acontecer. Ou seja, reconhecer-se-á como parte da Igreja toda, enviada a trabalhar pelo Reino de Deus, pela civilização do Amor. Ser sinal de esperança e alegria a partir da inesgotável misericórdia do Coração de Jesus Cristo.

O Apostolado da Oração é uma referência ao centro da fé Católica. Vale dizer, é importante não por ser Apostolado da Oração, mas por ser Igreja. Sua actividade é eclesial e dela podem participar todos os cristãos(ãs) realizando-se como trabalhadores da Vinha – em qualquer circunstância pessoal, social, cultural, familiar e de idade.  Apostolado da Oração é para todas as idades.


 Todos podem trabalhar pelo fortalecimento do espírito Eucarístico na vida; pelo aumento da comunhão com Deus; pelo testemunho do sentir com a Igreja; pelo crescimento da devoção a Nossa Senhora Mãe de Jesus e nossa; pela revitalização da evangelização.


Pela construção pessoal, familiar, comunitária ao Sagrado Coração de Jesus todos se “matriculam” na escola de todas as virtudes, instituída por Jesus Cristo.


Pelo oferecimento orientamos a vida para ser ao longo dos dias luz e sal da terra; construir e realizar-se com Cristo em toda parte um mundo melhor, a exemplo de tantos Santos e Santas, das gerações do Apostolado da Oração do passado e dos mais de 45 milhões de associados, atualmente em ação no mundo.


Sempre é preciso lembrar a Eucaristia como fonte insubstituível da ação missionária evangelizadora da Igreja e na Igreja.


Com a Igreja e na Igreja porque suas ocupações, orientações são também as orientações e ocupações do Apostolado da Oração. Isto se visualiza, entre outras, pela acolhida das grandes intenções mensais propostas pelo Santo Padre ao Apostolado da Oração. Vizualiza-se, também, nas Igrejas Particulares, com o engajamento nas Orientações dos Srs. Bispos, Sacerdotes – diretores espirituais do Apostolado da Oração nas Dioceses e Paróquias.


 Cada região, cada ambiente tem suas peculiaridades, realidades contextos, que pedem aos associados do Apostolado da Oração, capacitação, formação, informação para partilha, convivência com o diferente, a fim de aproximar o horizonte: “Corações novos para o mundo novo”.


O culto ao Sagrado Coração de Jesus em muito toca o coração do nosso povo. O Sagrado Coração de Jesus é símbolo por excelência do Amor de Deus: amor que é apresentado no Antigo Testamento e celebrado por todos os evangelistas.

S. João é apontado como o iniciador do culto ao SCJ, ao inclinar-se sobre o peito de Cristo na Santa Ceia e registrar a abertura do lado com a lança, no Calvário. Em 2Jo 4,8b lemos: “Deus é Amor”. Não é outra a mensagem registrada por Mateus, citando diretamente Jesus: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis repouso para vossas almas, porque meu jugo é suave e mau fardo é leve” (Mt 11,28-30).
O que é o Evangelho de Jesus Cristo senão uma longa carta de amor a imprimir esperança ao desafio de nossa existência terrestre, pela fé?
Ao longo da História, Jesus elegeu mensageiros desse Amor tão mal-amado: Santo Anselmo (séc. XI); santas Matilde e Gertrudes (séc. XIII); S. João Eudes (séc. XVII), que é considerado o autor do culto litúrgico do SCJ e de Maria; e Santa Margarida Maria de Alacoque (1647-1690), por intermédio de quem as revelações privadas de Paray-Le-Monial instituem a veneração da Imagem e a Festa do SCJ na Oitava de Corpus Christi, como devoção reparadora.
O Amor pede amor: pede correspondência e reconhecimento à Misericórdia divina; confiança; reparação pelas ofensas e ingratidões: “Eis aqui o Coração que tanto tem amado os homens, que nada se tem poupado até se esgotar e consumir para testemunhar-lhes seu amor; e em reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, por meio de irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns, que usam para comigo neste sacramento de amor”.

TRIPLO DESÍGNIO DA MANIFESTAÇÃO A SANTA MARGARIDA MARIA

1. Atrair os corações endurecidos dos pecadores e retirá-los do abismo da perdição.
2. Reconduzir as comunidades ao fervor e à caridade.
3. Santificar as almas consagradas.

Jesus quer alargar o Reino, por meio de seu Coração e dos corações a Ele consagrados. Ele promete a Santa Margarida “Eu reinarei, apesar de todos os meus inimigos”.

O CORAÇÃO DE JESUS QUER SER AMADO COM E ATRAVÉS DO CORAÇÃO DE MARIA
Santa Margarida Maria afirmou: “Os Corações de Jesus e de Maria estão tão unidos, que não se pode entrar num sem entrar no outro”.  A pequena Jacinta, de Fátima, também o intuiu: “O Coração de Jesus quer que seja venerado, junto com o Seu Coração, o Coração Imaculado de Maria. Diz a todos que Deus nos concede Suas graças por meio do Coração Imaculado de Maria. Que peçam a paz ao Imaculado Coração de Maria, porque o Senhor a confiou a Ela”.

CONSAGRAÇÃO - O QUE É, O QUE SIGNIFICA

A Consagração é uma entrega voluntária para que Jesus e Maria ajam livremente nas almas ofertadas, e por meio delas, no mundo. Envolve o compromisso de uma correspondência ativa. Pela consagração de alguns, outros também são beneficiados; Deus procura almas-vítimas, que propiciem a conversão do mundo por meio de oração, reparação e expiação.
A Consagração realizada por autoridade legítima ocasiona grande derramamento de graças.
A Consagração do Mundo ao SCJ ocorreu sob Leão XIII, sob instância da Irmã Maria do Divino Coração, em 11/06/1889. A Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria foi pedida por intermédio de Alexandrina da Costa e realizada sob Pio XII em 1942. Por essa época, Lúcia já pedia em nome da Virgem de Fátima a consagração da Rússia, que, entretanto, segundo a mesma Irmã Lúcia, só foi satisfatoriamente realizada por João Paulo II!

DEVOÇÃO AO SCJ

A devoção ao SCJ se expressa na vivência da Espiritualidade que lhe é própria, mediante o Oferecimento Diário ao SCJ, as Missas das Primeiras Sextas-Feiras do mês (com Adoração e Bênção do SS. Sacramento), as Horas Santas (especialmente na Quinta-Feira que antecede a Primeira Sexta-Feira do Mês), a Entronização dos Dois Corações nos lares, o chamamento à oração (promoção de novenas, tríduos, terços…), a Liturgia (conforme o Calendário da Igreja), o exercício da caridade (social e pessoal), o suporte (material e espiritual) às Vocações e Missões, a promoção ativa da união dentro da Igreja Católica e nas igrejas particulares.


PROMESSAS DO CORAÇÃO DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
1. Darei às almas dedicadas a meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.
2. Farei reinar a paz em suas famílias.
3. Eu as consolarei em suas penas
4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo na hora da morte.
5. Derramarei copiosas bênçãos em todas as suas empresas.
6. Os pecadores acharão em meu Coração a fonte e o oceano infinito da Misericórdia.
7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição.
9. Abençoarei as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Coração.
10. Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no meu Coração.
12. O amor todo-poderoso do meu Coração concederá a todos os que por nove meses seguidos comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final.

O CULTO DO SCJ NA ACTUALIDADE

Não encontramos melhores palavras para descrever a atualidade do culto ao SCJ que as de seu diretor no Brasil, o Pe. Roque Schneider (Cf. Bilhetes Mensais):
“O Culto ao SCJ é um jeito de viver o Evangelho centrado na bondade, na ternura e no perdão misericordioso de Jesus Cristo. Cristo por dentro na sua raiz mais íntima e sagrada, no centro do Mistério Redentor.
Seu Coração aberto pela lança, eternamente disponível, prestimoso e acolhedor, justo e realista, orante e desarmado. Forte na dor, inquebrantável na esperança. Apostólico, Missionário, transbordante de misericórdia. E libertador por excelência.
Coração que vibra, sente, envolve e nos fala, desejoso de irradiar suas chamas de amor pelo mundo, aquecendo almas, conferindo sentido às nossas vidas.
Quem encontrou Jesus em profundidade fez a grande descoberta de sua vida e tudo o mais se torna pequeno, insignificante.
Quem descobriu as riquezas do Coração de Jesus torna-se Apóstolo e Mensageiro do Amor naturalmente, e canta alegria, louvor ao longo dos seus caminhos de cada dia.
Segundo João Paulo II, ardoroso Apóstolo do SCJ: ‘Cristão verdadeiro é aquele que mergulha nas águas fundas de Cristo, para depois voltar à tona, transmitindo aos outros um pouco de tudo isso que nosso Cristo é’. “
Mas é preciso Ter consciência e cuidado, não é a simples e pura devoção ao Sagrado Coração de Jesus que nos dará a “salvação automática”.  Em nenhum momento, nossa resposta vigorosa e ativa é dispensada, ainda que seja Deus mesmo a lhe conferir valor sobrenatural. Deus se faz proposta e aguarda nossa resposta. Nem ele nos salvará sem nossa participação, nem nossos atos somente nos valerão: Ele é a Videira, nós os ramos.
Seja o nosso FAZER espelho fiel de nosso CRER, e ambos testemunhem e difundam o AMOR, pela PIEDADE e pela CARIDADE. Assim agindo, levaremos Esperança e Vida aos corações doloridos e chagados deste Novo Milênio, marcados pela guerra, fome e miséria. O nosso querido e amado Santo Padre João Paulo II nos convoca a todos para empreendermos uma verdadeira batalha contra a “Cultura de Morte” que se instalou em nosso mundo e em muitos corações.  Que a nossa arma seja: O CORAÇÃO MANSO E HUMILDE DE JESUS. Amemos de verdade o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!
Vivendo e propagando esse Amor, estaremos já implantando o Reino de Deus na Terra e proclamando-o inexoravelmente vitorioso para o Futuro!

Respeite os idosos


Seu Jeremias, beirando os 75 anos, já não escutava mais. A surdez foi tomando conta dele, a ponto de não ouvir nem sequer a própria respiração. Nessa mesma casa trabalhava uma empregada impertinente que se aproveitava de sua surdez para o maltratar com palavrões e xingatórios de todos os calibres.

Certo dia, sem contar para ela, mas ajudado por um velho amigo, resolveu ir ao médico de ouvidos. Demorou um pouco, porque a consulta foi meticulosa e bem aproveitada. Ao voltar para casa, já na soleira da porta, ouviu os palavrões:

- Por que demorou tanto, velho zonzo? Perdeu-se por aí, velho caduco?
- Estive no médico. Ele me receitou um bom aparelho de ouvido.

A empregada quase enterrou a cabeça no chão de tanta vergonha!

Palavra de vida: 
"Não repreendas o ancião com dureza, mas adverte-o como um pai" (1Tm 5,1)

Preocupações para quê?



Um rapaz foi convocado para a guerra. Para se acalmar, começou a refletir. Duas coisas podem acontecer: 
Ser mandado para a linha de frente ou não. Se não for mandado para a linha de frente, tudo OK. 
Se for mandado, de duas uma: Poderei ficar ferido ou não. Se não ficar ferido, óptimo. Se ficar ferido, novamente duas coisas poderão acontecer: O ferimento poderá ser grave ou leve. Se for leve, menos mal. Se for grave, duas coisas ainda podem acontecer: Posso sarar e posso morrer. Se sarar, ainda bem. Se morrer, acabaram-se as preocupações.

Por que se preocupar desse jeito?

Palavra de vida: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã... A cada dia basta o seu fardo” (Mt 6,34).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eu só queria a minha mãe...


Certa noite eu estava com muita febre e quis falar com Jesus, mas Ele me disse:
- Agora estou muito ocupado!
- É urgente – eu disse - trata-se de minha mãe!
- Calma ...agora não posso – respondeu Ele suavemente.
Entre chocado e desapontado eu bradei:
- Está bem! Com quem posso falar então?
- Comigo, mas não agora que estou tão ocupado.
Eu, doente e febril, tive que me conformar e aguardar o momento “certo” para falar com Ele. 
Sozinho naquela cidade estranha, tudo que eu queria era o abraço de minha mãe, naquele momento tão distante de mim. A febre deve ter elevado tanto que adormeci.
Tive sonhos confusos e agitados onde eu me via sendo envolvido pelos braços amorosos de minha mãe. Quando acordei, ensopado de suor eu me sentia maravilhosamente bem. Tinha desaparecido a febre e toda aquela sensação de abandono.
Lembrei-me que havia chamado por Jesus, mas não sabia exactamente se fora um delírio ou se ele falara comigo realmente. Arrisquei, sentindo-me patético, a chamá-Lo de novo:
- Senhor! Agora é possível, só responder-me a uma pergunta?
Para minha surpresa, eu ouvi:
- Sim, o que você quer?
- Era só para saber se realmente falei com o Senhor. Agora não quero mais nada, já estou bem.   Quando O chamei, eu ia pedir-lhe que me trouxesse a minha mãe, mas o Senhor estava muito ocupado para atender ao meu chamado. Sonhei com ela e isso foi o bastante para curar-me.
- Sim, Eu estava muito ocupado atendendo alguém que tinha mais urgência: Eu estava escutando sua mãe, que me pedia para cuidar de você.


Cada mãe age muitas vezes como Nossa Senhora, intercede constantemente diante de Jesus pelos filhos. Não demonstra a preocupação, pois tem que ser forte para encorajar a Família a caminhar. Tenhamos a atitude de João quando Jesus lhe entregou Maria e ele na sua simplicidade a acolheu com toda dedicação. Jesus também nos entregou a nossa mãe para que tomássemos conta dela e ela nos preparasse para Ele.