sábado, 28 de julho de 2012

Vinde a Mim, todos vós...



Comigo sucederam e sucedem inúmeras situações em que eu sinto-me realmente cansado e oprimido... e especialmente nessas alturas lembro-me da frase de Jesus que diz: "Vinde a Mim,  vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11: 28).

E depois de fazer uma pesquisa pela net, encontrei esta reflexão escrita por Daniel P Correa, que me chamou a atenção e me fez reflectir sobre esta frase do versículo 28, do capítulo 11 do Evangelho Segundo São Mateus e passo a transcrever na íntegra:

"Neste versículo Jesus está fazendo um convite a todos aqueles que se encontram cansados e oprimidos. Alguém que está cansado é o sujeito que já esgotou suas forças, que já andou por muitos caminhos, porém não encontrou alívio para a opressão. Um homem oprimido é aquele que não está descansando, pois não há paz no seu coração. Muitos motivos levam uma pessoa a estar oprimida, mas se pesquisarmos bem veremos que a insatisfação com a nossa vida, com o que temos e com o que queremos é o principal motivo da opressão que nos toma.

Temos medo de não sermos nada, temos medo de não vencer na vida, temos medo de ser pobre, temos medo de não poder dar uma boa educação para nossos filhos, temos medo de virar um mendigo, temos medo da solidão, temos medo de morrer de fome, temos medo de muitas coisas. Todos estes temores populam nosso pensamento diariamente, e são eles que nos impulsionam a trabalhar e a correr para que os medos não se concretizem. Este cenário é gerado pela vida de independência de Deus que vivemos actualmente. A separação do homem de Deus gerou toda esta insegurança no nosso coração.

Repare que o nosso problema é de um mau posicionamento, ou seja, estamos no lugar errado. Por isso Jesus disse: “vinde a Mim”. Estas palavras estão nos convidando a sair da posição que estamos e nos mover até o lugar onde Jesus está. A posição de Jesus é aquela que foi estabelecida por Deus para o homem desde o princípio, que é a de obediência a Deus. Jesus não sai da sua posição, pois Deus é imutável, Ele é santo e justo. O homem, que é pecador, que está fora da posição.

Jesus disse mais, ele disse que nos aliviaria. Aliviar é remover a carga que está no nossos ombros, é dar paz ao nosso coração. Jesus tem a capacidade de destruir com o medo diário de não conseguir vencer, ele destrói com o medo da morte e da solidão, Jesus faz com que valorizemos cada dia, que vivamos por amor, que agradeçamos a tudo o que temos. Jesus transforma o nosso coração e também muda tudo que está ao nosso redor. Ele traz alívio e paz."



Salmo 37:4 
"Agrada-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração."

Veja que promessa Jesus está nos fazendo neste salmo, que se nos agradarmos de Deus, ou seja, se formos gratos pelo que Deus nos tem dado, Ele concederá os desejos do nosso coração. Deus conhece o nosso coração e sabe o que pode nos dar e o que não pode. Podemos esperar muitas coisas nessa vida, mas só uma é o principal: Cristo Jesus. Podemos andar ansiosos, mas somente precisamos de uma coisa: Cristo Jesus. Quando nos convencermos disso, Deus dará o que desejamos, pois nosso desejo não irá nos separar de Deus."

A força do Amor


Era um dia quente de verão, na Florida. Um menino resolveu ir nadar. Era perto de casa. Enquanto nadava despreocupado, não percebeu que um crocodilo avançava na sua direcção. A mãe percebeu e saiu a correr para salvá-lo. Ele também nadou para a margem, mas o crocodilo o alcançou. A mãe tentou puxá-lo para fora. O crocodilo era mais forte, mas o amor materno multiplicou as forças.

Um homem viu a cena e veio armado de revólver. Conseguiu matar o monstro. O menino sobreviveu, embora as pernas ficassem machucadas.

Mais tarde, quando pediam para ver as cicatrizes das pernas, ele mostrava as marcas nos braços, onde a mãe o agarrara:
- Estas são mais importantes. São as unhas da minha mãe. Se não fossem estas benditas unhadas, o que teria sido de mim?

Lição para a vida: 
Nós também carregamos cicatrizes. São as marcas das mãos de Deus quando tentou tirar-nos de algum perigo, de alguma tentação, de algum desatino. Benditas cicatrizes que nos livraram de tantos males.

domingo, 1 de julho de 2012

Imaginando uma central de telefones no céu...


Naquele tempo vinham ter com Jesus de toda a parte e abeiravam-se pessoalmente...
Em linguagem moderna, Deus prefere os encontros pessoais ao uso de telemóvel.

Que sucederia se Cristo instalasse uma central de telemóveis no céu?
Imagine-se alguém a rezar e ouvir a seguinte mensagem: "Central Celeste, por favor marque uma das seguintes opções: para pedidos marque 1; para queixas marque 2, para ...outro assunto marque 3... "
Ou então: "Neste momento os nossos anjos estão ocupados. Por favor deixe a sua mensagem no serviço de espera. Se deseja falar com o Anjo Gabriel marque 5, com outro Anjo marque 6."
O pior seria: "A sua alma apresenta um saldo de tantos méritos. Deverá ser recarregada no próximo Domingo nas missa das 09H00."
Por fim imaginemos outra resposta: "O número que marcou não está atribuído. Por favor, certifique-se da sua intenção ou então marque de novo sem distracções..."

Graças a Deus que nada disto acontece.
Podemos chamar a Deus quantas vezes quisermos que somos sempre atendidos. A Sua linha nunca está ocupada. Ainda bem que nos responde pessoalmente e nos conhece antes mesmo de nos apresentarmos. Deus não deixa recados no gravador mas estende-nos imediatamente a sua mão.