terça-feira, 16 de outubro de 2012

E a minha fé?



E A MINHA FÉ?

Leitura Bíblica: 
(Lucas 8: 22-25)

Num daqueles dias Ele subiu com os Seus discípulos a uma barca. Disse-lhes: "Passemos à outra margem do lago." E eles partiram. Durante a travessia, Jesus adormeceu. Desabou então uma tempestade de vento sobre o lago. A barca enchia-se de água, e eles achavam-se em perigo. Aproximaram-se d'Ele então e despertaram-nO com este grito: "Mestre, Mestre! Nós vamos ao fundo!". Levantou-se Ele e ordenou aos ventos e à fúria da água que se acalmassem e logo veio a bonança. Perguntou-lhes, então: "Onde está a vossa fé?" Eles, cheios de respeito e de profunda admiração diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem os ventos e o mar obedecem?".
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.



Meditação: Onde está a sua fé? (Lc 8:25).

   No texto que lemos Jesus revela seu poder sobre as tempestades e seu domínio sobre a natureza. Naquela situação, seus discípulos não sabiam o que fazer: estavam todos apavorados. Jesus tranquilamente passa-lhes calma e confiança, enfrentando e acalmando a tempestade. Jesus nos pergunta até hoje em meio às nossas provações onde está a nossa fé. Muitas vezes demonstramos o mesmo medo dos discípulos, e isso é normal. Se a presença visível de Jesus não os tranquilizou, não precisamos ter vergonha de nos assustar.

   O pavor dos discípulos foi tanto que acordaram Jesus, achando que morreriam. Não se trata de não ter medo de nada - cautela e prudência são boas e necessárias: não devemos tentar nosso Deus assumindo riscos irresponsáveis. Uma fé sadia é aquela que sempre confia na providência divina e é vencedora: não abandona o barco dos nossos problemas antes que a tempestade termine. Ela é feita de esperança e bom senso. É deixar Jesus agir em nossa vida da maneira dele e não da nossa, pois esta é enganosa e egoísta. Muitos não se contentam com essa fé e querem dar ordens ao Altíssimo.

   Uma fé linda e maravilhosa para Deus (e para insatisfação do diabo) é passarmos por batalhas espirituais e não desistirmos do caminho do Senhor. O Senhor Jesus tem o poder de nos livrar de todas as tempestades, pois ele é Deus. Os discípulos de Jesus demoraram para descobrir isso, tanto que perguntaram quem seria este a quem até os ventos e as ondas obedecem.

   A resposta é simples: É Deus! Quando estivermos passando por alguma tempestade da vida, temos de crer na providência de Jesus. Ele vê a nossa situação e fará o melhor para nós. Por isso faz muito sentido pedir-lhe a Deus: "Senhor, aumenta a minha fé e ensina-me a mantê-la sadia e perseverante - aquela fé salvadora que elimina de mim todas as dúvidas e medos sem fundamento.

Mais do acreditar, fé é confiar.

A Fé sem obras, é morta...



Muitos estudiosos da Bíblia encontram um irreconciliável conflito entre Paulo e Tiago acerca do que ensinaram sobre a fé e as obras. Paulo ensina que a salvação é recebida pela fé e não pelas obras (Ef 2.8,9). Tiago, por sua vez, ensina que sem obras a fé é morta (Tg 2.17). A grande pergunta é: Existe alguma contradição entre Paulo e Tiago? Estão esses dois escritores bíblicos em conflito? A fé exclui as obras ou as obras dispensam a fé? Precisamos entender que não há contradição nas Escrituras. Paulo e Tiago não estão batendo cabeça. Eles estão falando a mesma verdade, sob perspectivas diferentes. Paulo fala da causa da salvação e diz que somos salvos pela fé independente das obras. Tiago fala da consequência da salvação e diz que as obras é que provam a fé.
Tanto a fé como as obras são fundamentais quando se trata da salvação. A fé é a raiz e as obras são o fruto. A fé produz o fruto das obras e as obras procedem da seiva que vem da raiz. A fé é a causa e as obras o resultado. Não somos salvos por causa das obras, mas para as boas obras. Não praticamos boas obras para sermos salvos, mas porque já fomos salvos pela fé. As obras não nos levam para o céu, mas aqueles que vão para o céu, porque foram salvos pela fé, serão acompanhados por suas obras.
Tanto a fé como as obras procedem de Deus. A fé é dom de Deus. Não geramos a fé, recebemo-la. As obras que praticamos são inspiradas pelo próprio Deus, pois é ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. De tal forma que não há espaço para soberba por parte de quem crê nem por parte de quem realiza boas obras, pois tanto a fé como as obras vieram de Deus e devem ser direcionadas para Deus. Nossa fé deve estar em Deus e nossas obras devem ser feitas para a glória de Deus.
Deus mesmo planejou nossa salvação e ele mesmo a executa. Ele mesmo é quem abre nosso coração para crermos e ele mesmo nos dá poder para realizarmos as boas obras que atestam a autenticidade da fé. A fé prova nossa salvação diante de Deus e nossas obras diante dos homens. Deus vê a fé, os homens as obras. Fé e obras não se excluem, completam-se. A raiz sem frutos está morta; o fruto sem a raiz inexiste.
Aqueles que defendem a salvação pela fé sem a evidência das obras laboram em erro. De igual forma, aqueles que julgam alcançar a salvação pelas obras sem a fé. É preciso afirmar com meridiana clareza que a salvação é só pela fé e não pela fé mais o concurso das obras. Porém, a fé salvadora nunca vem só. A fé salvadora produz obras. Não provamos nossa salvação pela fé sem as obras, mas pela fé mediante as obras. As obras não são a causa da salvação, mas sua evidência.
Concluímos, afirmando que não há qualquer conflito entre Paulo e Tiago. Não há qualquer contradição entre fé e obras. Não podemos confundir causa e efeito. Toda causa tem um efeito e todo efeito é produzido por uma causa. As obras não substituem a fé nem a fé pode vir desacompanhada das obras. Fé e obras caminham de mãos dadas. Não estão em lados opostos, mas são parceiras. Ambas têm o mesmo objetivo, glorificar a Deus pela salvação. Somos salvos pela fé e somos salvos para as obras. Recebemos fé e fomos preparados de antemão para as obras. Não há merecimento na fé nem nas obras. Ambas vem de Deus. Ambas devem glorificar a Deus. Ambas estão conectadas com nossa salvação. A fé nos leva a Cristo e as obras nos levam ao próximo. A fé nos coloca de joelhos diante de Deus em adoração e as obras nos coloca de pé diante dos homens em serviço. Somos salvos pela fé para adorarmos a Deus e somos salvos para as obras para servirmos ao próximo.

Autor: Hernandes Dias Lopes ©2011. Todos os direitos reservados.
Copyright: Hernandes Dias Lopes.

Ano da Fé




O que é o Ano da Fé?

Bento XVI convocou para um tempo especial, no qual os cristãos meditem sobre a fé, como um dom e um exercício pessoal e comunitário para o conhecimento de Deus.
Embora, Deus é alcançável pela razão humana até certo ponto, a razão humana se totaliza na fé que se tem sobre as realidades que Deus mesmo revela de si. Isto é, a razão humana pode entender a Deus, mas se não for guiada pelos ensinamentos que Deus mesmo dá, se perderia, não seria total ou ótima. A fé seria, então, a aceitação das realidades sobre as que não temos uma certeza sensitiva, mas sim por uma racionalidade, pois a razão sem fé é cega e a fé sem a razão é oca.

É por isso que Bento XVI convoca-nos a um tempo especial de graça para refletir sobre a aceitação voluntária e sensata que fazemos sobre os ensinamentos dados pela Revelação de Deus em Jesus, nosso Senhor.

O papa definiu o ano da fé como “um convite a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Deus, no mistério de sua morte e ressurreição, revelou em plenitude o Amor que salva e chama aos homens à conversão de vida mediante a remissão dos pecados” (Porta Fidei, 6).

Principais Objetivos
Que a fé seja professada de modo contundente e em público: nas catedrais, paróquias, comunidades religiosas e nas famílias.
Que o testemunho da fé pelas ações de caridade aumente e brilhe no mundo. Isto é, vivamos como verdadeiros cristãos que a fé professada seja a fé de ações.
Que este ano suscite em todo aquele que crê a aspiração para confessar a fé com plenitude e convicção renovada, com confiança e esperança. Intensifiquemos as ações litúrgicas, particularmente a Eucaristia, do qual se alimenta a fé. De modo semelhante, o testemunho da ação deve intensificar-se.
Que a reflexão sobre a nossa fé intensifique a relação entre a individualidade e a vida comunitária. A mesma profissão que é um ato pessoal e, ao mesmo tempo, comunitário. Na crença da comunidade cristã cada um recebe o batismo, sinal eficaz da entrada do povo dos crentes para alcançar a salvação.
Que haja uma profunda concordância voluntária e razoável aos ensinamentos recebidos por meio da Igreja. É necessário conhecer os conteúdos da fé e aceita-los plenamente com a inteligência e a vontade. O conhecimento da fé introduz na totalidade do mistério salvífico revelado por Deus. Quando se crê, se aceita livremente o dom da fé.

Em Hebreus, no capítulo 11, versículo 1 lemos que...


A fé verdadeira é a obediência confiante à palavra de Deus apesar de circunstâncias ou consequências. A fé é descrita de uma forma dupla. É “a certeza daquilo que esperamos” e “a prova das coisas que não vemos.” A fé é onde as promessas e o trabalho do Deus são feitos verdadeiros aos Seus remidos e é vital ao cristão.

Efésios 2:8-9, somos salvos pela fé.
Romanos 1:17, nós vivemos pela fé.
Romanos 4:13, recebemos a justificação pela fé.
Romanos 5:1, somos justificados em Cristo pela fé
Romanos 5:2, temos acesso a graça de Deus pela fé.
2 Coríntios 1:24, nos mantemos firmes em nossa crença pela fé.
Gálatas 3:14, recebemos a promessa do Espírito pela fé.
1 Timóteo 1:4, nós fazemos o trabalho de Deus pela fé.
Gálatas 5:5, aguardamos o retorno de Cristo pela fé.

Segundo o dicionário Americano Webster a fé e descrita como: “uma crença inquestionável que não necessita de prova ou evidência.”

A fé é um dever fundamental para todo crente: “Perguntaram-lhe então: Que devemos fazer para obedecer à vontade de Deus? Jesus respondeu, e lhes disse: A vontade de Deus é que creiam naquele que ele enviou.” - João 6:28-29

A fé é uma arma defensiva na guerra espiritual: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” - Efésios 6:16

A fé é fundamental na oração: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedido. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” – Tiago 1: 5-6

Deus planejou uma maneira de distinguir entre aqueles que pertencem a Ele e aqueles que não, e se chama fé. Simplesmente, precisamos ter fé para agradar a Deus. Deus nos diz que agradamos a Ele se nós acreditamos Nele, embora não possamos vê-Lo. A fé é um elemento indispensável para agradar a Deus. Hebreus 11:6 nos diz que “Ele recompensa aqueles que o buscam.” Isso não quer dizer que temos fé em Deus apenas para obter algo Dele. No entanto, Deus ama e abençoa aqueles que são obedientes e fiéis. Vemos um exemplo perfeito em (Lucas 7:50). Jesus está empenhado em diálogo com uma mulher pecadora, quando Ele nos dá um vislumbre da razão pela qual a fé é muito gratificante. “A tua fé te salvou, vai em paz.” A mulher acreditou em Jesus Cristo, pela fé, e Ele a recompensou por isso.

Finalmente, a fé é o que nos sustenta até o fim, sabendo pela fé que vamos estar no céu com Deus por toda a eternidade. “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.”- 1 Pedro 1:8-9.

A fé é de vital importância na vida do cristão. É pela fé que você está salvo, você é justificado; limpo, e esta ansiosos para o retorno de Jesus. Pela fé é como você agrada a Deus, admite sua dependência Dele e busca continuamente a confiar Nele e Sua graça.

A Fé




Depois de se ter oficialmente dado início ao novo Ano Pastoral, intitulado Ano da Fé, fiz algumas pesquisas e encontrei sobre a Fé alguns apontamentos, dignos de registo e que merecem ser partilhados. No fim desta postagem estarão os devidos créditos a quem publicou ou escreveu este artigo.


"A fé necessária para começar a ter um bom relacionamento com Deus e fé verdadeira que é preciso para começar um relacionamento pessoal e íntimo com Deus é:

  • 1. Acreditar que Deus existe, e que Ele é o criador de todas as coisas. Sem fé é impossível agradar a Deus e a fé é razoável, porque existam muitas provas da existência de Deus.
  • 2. Acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus e tem autoridade final em todos os assuntos de doutrina e fé.
  • 3. Acreditar nas verdades bíblicas acerca de Jesus Cristo, Deus, de si próprio, do mundo, e da salvação. Isto implica compreensão do ensino da Bíblia sobre determinados assuntos porque fé tem de estar baseada na Palavra de Deus.
  • 4. Não é só crer certas coisas, mas sim, e um elemento activo de confiar pessoalmente na pessoa de Jesus, ou seja, crer na fidelidade, no poder e na Sua capacidade para lhe perdoar, cuidar e amar.
  • 5. Acreditar que Jesus, sendo Deus em forma humana, morreu para pagar pelos pecados da humanidade e que através do Seu sangue podemos receber perdão dos nossos pecados (salvação) e o dom do Seu Espírito Santo.
  • 6. A fé para a salvação está baseada em Jesus e não na igreja, nem nos sacramentos. Temos que confiar totalmente em Jesus e naquilo que Ele tem feito por nós na cruz.
  • 7. Temos que acreditar que Jesus nos aceita tal e qual como somos por causa do seu sacrifício no nosso lugar e que não podemos fazer nada para ganhar mérito e obter salvação pelas nossas próprias obras. Salvação é um dom de Deus e é preciso recebê-la pela fé.




A vida da fé:
Uma vez que tenhamos recebido o dom de salvação pela fé, temos que andar diariamente nesta mesma fé.

A fé começa com uma expectativa de que tudo de que Deus fala se vai cumprir. Quando temos a firme expectativa sobre o que Deus fala na Bíblia sobre o nosso destino futuro e o futuro deste mundo, podemos começar a ter fé nas coisas mais pequenas. Se não temos fé nas coisas espirituais que a Bíblia nos ensina, vai ser difícil ter fé no dia-a-dia.

A fé vê o invisível, sendo consciente da realidade espiritual à nossa volta. Quando deixamos de crer no invisível, a nossa esperança morre. A base de fé é os dois ingredientes da esperança e a consciência espiritual.

A fé não é um optimismo ingenuo que não olha à realidade. Temos de olhar para os problemas mas ao mesmo tempo temos de aprender a entregá-los nas mãos de Deus e confiar que Ele os resolverá. Fé foca a nossa atenção em Deus, que tudo pode.

Não é presunção, isto é pegar num princípio geral e aplicá-lo a qualquer situação, como por exemplo, deixar de tomar medicamentos porque queremos ser curado por Deus. A pessoa presunçosa tenta exigir que Deus faça aquilo que ela quer, em vez de procurar ouvir a Sua palavra específica para a situação em causa.

A nossa fé não pode crescer se não ouvimos a Palavra de Deus. Romanos 10.17 diz: ‘De sorte que a fé vem pelo ouvir e a ouvir pela palavra de Deus.’

A fé envolve confiança em Deus em vez de racionalizar os problemas com as nossas próprias mentes ou de tentar compreender como a fé funciona.

Deus prova a nossa fé para ver se é genuína e sincera, e se os nossos motivos sãos bons.

A fé é prática porque resulta. Deus recompensa a fé verdadeira que é activa e dinâmica. Não desistamos em oração até que recebamos o que pedimos.

Impedimentos da fé:
  • 1. Amigos incrédulos que provocam medo a fim de paralisar o crente.
  • 2. Circunstâncias desencorajadoras.
  • 3. Frieza ou falta de simpatia na igreja.
  • 4. Zombadores.
  • 5. Demora divina ou medo que Deus não vai responder ao nosso pedido.
  • 6. Teimosia em não obedecer a Deus.
  • 7. Uma mente analítica demais.
  • 8. Uma personalidade que preocupa demais
  • 9. Prestar atenção às mentiras do diabo.
  • 10. Negligência em leitura Bíblica e oração.
  • 11. Desilusão, magoas, ou falta de perdão.
  • 12. Opressão do diabo.
  • 13. Focando obcecadamente em nossos problemas.


Coisas que aumentam a fé:

  • 1. Leitura (e até decorar versículos) da Bíblia diariamente.
  • 2. Oração activa a Deus.
  • 3. A certeza que Deus o ama.
  • 4. Lembrando experiências passadas de quando Deus tem respondido a sua fé.
  • 5.Testemunhos dos outros de respostas à oração.
  • 6. Ambiente positiva de fé na igreja.
  • 7. Louvor através de cânticos que focam na majestade, grandeza, misericórdia, amor e graça de Deus."

Imagem: Internet