sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Neste novo Ano...

Quero desejar a todos vós, que têm a "ousadia" de visitar este blog, um Ano Novo de 2017 muito próspero, com as maiores bênçãos do Senhor. 

Partilho convosco mais um belo artigo que li e que desde já agradeço ao seu autor... é uma oração belíssima e quem a conseguir colocar em prática, irá certamente contribuir para que o mundo seja melhor... 




"Neste novo ano, Senhor
quero amar
com a universalidade do Teu amor;
quero perdoar
com a constância do Teu perdão;
quero sentir
com a grandeza da Tua misericórdia;
quero dar-me
com a totalidade da Tua entrega;
quero ser
a infinita bondade da Tua vontade;
quero viver
com a eternidade da Tua vida;
Por Ti, Senhor.
Em Ti, Senhor.
Para Ti, Senhor.
Nos outros.
Ámen."

Autor: Joaquim Mexia Alves
retirado da revista Fátima Missionária
Imagem: Internet

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Governo... celestial

Leitura da Palavra:
"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;
habitavam numa terra de sombras,
mas uma luz brilhou sobre eles.
 Multiplicaste a alegria,
aumentaste o júbilo;
alegram-se diante de ti
como os que se alegram no tempo da colheita,
como se regozijam os que repartem os despojos.
Pois Tu quebraste o seu jugo pesado,
a vara que lhe feria o ombro
e o bastão do seu capataz,
como na jornada de Madian.
Porque a bota que pisa o solo com arrogância
e a capa empapada em sangue
serão queimadas e serão pasto das chamas.
Porquanto um menino nasceu para nós,
um filho nos foi dado;
tem a soberania sobre os seus ombros,
e o seu nome é:
Conselheiro-Admirável, Deus herói,
Pai-Eterno, Príncipe da paz.
Dilatará o seu domínio com uma paz sem limites,
sobre o trono de David e sobre o seu reino.
Ele o estabelecerá e o consolidará com o direito e com a justiça,
desde agora e para sempre.
Assim fará o amor ardente do Senhor do universo."
(Is 9, 1-6)

Ele estenderá o seu domínio e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino (Isaías 9,7).
A palavra profética de Deus anuncia que um menino nasceu, que um filho se nos deu, que o governo está sobre os ombros dele e que o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
É um texto comum no Natal, para anunciar o nascimento do Senhor Jesus, mas ao mesmo tempo aponta também para o governo do Príncipe da Paz, o que ainda não aconteceu.
O propósito da primeira vinda de Jesus foi reconciliar -nos com Deus – ele não veio para julgar -nos, mas para nos trazer o perdão (Jo 3,17).
É a salvação pela graça, mediante a fé em Jesus.
O Natal é o momento em que Deus desceu à terra e veio até nós. Mas, com o passar dos anos, esse evento virou um sonho de algumas horas em vez de ser fonte de forças para a vida inteira. Realmente, o período natalino é de muita alegria, muita festa, mas tudo é passageiro.
Já houve o tempo da manjedoura, já houve o tempo da cruz, já houve o tempo do túmulo vazio.
Há de chegar o tempo do governo e, com ele, virá a paz sem fim (Is 9,7) sobre o trono de Davi, que será firmado mediante juízo e justiça para sempre. Jesus reinará para sempre, o seu reinado não terminará (Lc 1, 33), conforme o anjo anunciou a Maria.
Jamais haverá paz se Jesus continuar excluído de nossas vidas (é o menos lembrado no seu próprio dia), se o Senhor Jesus permanecer em uma estante numa Bíblia juntando poeira, se ele só continuar a ser lembrado de vez em quando, se não fizer morada em todos os corações.
Façamos destes dias em que lembramos a primeira vinda de Jesus momentos de alegria e de paz; mas preparemo -nos, vigiando e orando por sua segunda vinda, quando o seu governo sobre as nações não terá mais fim. – ETA
Jesus quer hoje morar em cada um de nós para podermos morar com ele eternamente.

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

Emanuel, O Deus Connosco

Leitura da Palavra:
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. E, sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus." (Mt 1, 18-25)

A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco' (Mt 1, 23).
José era um ser humano como qualquer outro, mas também se mostrava firme na prática dos princípios de Deus e da boa moral. Estava noivo de Maria e provavelmente apaixonado por ela. De repente a sua noiva aparece grávida. Não a querendo difamar e sabendo que ele não tinha nada a ver com aquilo, resolveu sair daquele relacionamento. Porém, o bebé tinha sido gerado pelo Espírito Santo, e então Deus revelou a José o que estava acontecendo. E disse mais: que José deveria dar à criança o nome de Jesus, pois ele traria perdão ao seu povo; também seria chamado Emanuel, que quer dizer "Deus Conosco", conforme vimos no texto acima.
Todos estamos nos preparando para o Natal. Esta data nos lembra justamente que Jesus Cristo veio a este mundo e se tornou o Emanuel (a presença visível de Deus). Você quer algo melhor do que isto? Mas esta presença constante só é uma realidade para aqueles que creem n'Ele!
O que significa "Deus Conosco"? Quer dizer que o próprio Deus se faz presente em nossa vida. Mas isso só será realidade se você crer em Cristo, arrepender-se de tudo o que desagradou a Deus em sua vida e a entregar a Ele. O Criador do céu e da terra, o Deus todo-poderoso, que esteve com Abraão, Isaac, Jacob, Gideão, Davi, Daniel, Pedro, Paulo e os demais apóstolos, também está conosco! Você consegue imaginar isso?
Seja num momento de alegria ou de tristeza, em períodos de dor ou sem dor, de doença ou de cura, de ganho ou de perda, ou ainda na ocasião de uma decisão importante, quando há muitas dúvidas: Deus está sempre conosco e nos dá o consolo e a direção de que precisamos. Seja qual for o momento que estejamos passando em nossa vida, uma coisa é certa: Deus está conosco! Você crê nisto? Se ainda não, ele quer fazer parte de sua vida. Entregue-se a ele e experimente sua companhia! – HK

Deixe o Emanuel, Deus conosco, habitar de fato em sua vida! Feliz Natal!

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Vamos celebrar mais um Natal


Chegou o mês de Dezembro 

Vamos celebrar mais um Natal
Há coisas que eu não entendo;
Porque não nos libertamos do mal?

Vamos celebrar o nascimento do Salvador 
Mas, muita gente passa ao lado 
Ele veio como libertador 
Para nos libertar do pecado

Maria, pura e imaculada 
Foi escolhida pelo Senhor 
Predilecta e muito amada 
Deu-nos a prova do seu grande amor.

São José, quase desconhecido 
O fiel enamorado de Maria 
Para seu marido foi escolhido 
E, aceitou com muita alegria.

Jesus nasce em Belém
Quase ninguém sabia quem era
Só Maria Sua mãe
Sabia a mensagem que recebera.

Mas, aquele grupo de pastores 
Foi o único a ser informado 
Foram os Anjos os anunciadores 
Deste nascimento tão esperado.

Jesus veio ao mundo 
Para libertar o pecador 
Senhor de um amor profundo 
Que tanto sofreu por amor.

Mais um Natal vai acontecer 
Para salvação do pobre mortal 
Se o pecador se arrepender,
Então sim, será Natal.

Autoria: M. J. PINTO RIBEIRO (2016/11/22)
Publicação: Jornal Voz de Mira de Aire
Imagem: Internet


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria


No decorrer deste dia festivo, em que comemoramos a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria , encontrei esta homília na internet, do então Bispo do Porto (estávamos no ano de 2005), D. Armindo Lopes Coelho, e achei que deveria partilhar convosco essa mensagem:

"Muito bem, servo bom e fiel , entra na alegria do teu Senhor":

Estas palavras do Pontifical da vossa Ordenação para o ministério, têm o sentido de um voto e esperança da Igreja que vos chama e vos envia. Mas a Liturgia da Palavra neste dia da Imaculada Conceição evoca também um momento decisivo da História e um facto determinante da vossa situação existencial.

Nas origens, segundo a Revelação Divina, o homem, chegado ao limiar da inteligência, da liberdade e da responsabilidade, desviou-se do projecto de Deus e quis fugir da presença do seu Criador: teve medo e escondeu-se. Tentou desculpabilizar-se, acusando a mulher, e esta acusou a serpente, o demónio, ao qual Deus disse: "Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência (o descendente) dela" (Gen. 3, 15). E no dealbar da plenitude do tempo (cf. Gal. 4,4) Deus enviou o seu mensageiro a anunciar a uma mulher o cumprimento da promessa da redenção: " Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus" (Lc. 1,30-31). E Maria, a "cheia de Graça" (saudada pelo Anjo) respondia: "Eis a escrava (a serva) do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38).

Chamados e apresentados para serdes servos, servidores, ministros da Igreja, tendes na Mãe de Jesus o exemplo e modelo de serva (de Deus e da humanidade). Ides encontrar no nosso mundo vagas de medo, ameaças de medo, pessoas com muito medo, pessoas escondidas e outras à vista, (umas com vergonha e outras sem vergonha a desafiar e combater, como dizem, passado e tabus). Mas também ides encontrar um mundo necessitado e até sedento de servidores, de ministros sem medo, firmes na fé, pregadores da esperança, testemunhas vivas de alegria e de optimismo.

Celebramos hoje a Solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padroeira principal de Portugal. Lembramos que em 1646, o Rei D. João IV proclamou a Senhora da Conceição como rainha e padroeira e lembramos que o II Concílio do Vaticano encerrou há 40 anos, precisamente na Solenidade da Imaculada Conceição.

A Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium), um dos documentos mais importantes do Concílio, diz que "Maria, filha de Adão, consentindo na palavra divina, tornou-se Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem qualquer impedimento de pecado, o desígnio salvador de Deus, consagrou-se totalmente, como escrava do Senhor, à pessoa e à obra de Seu Filho, subordinada a Ele e, juntamente com Ele, servindo pela graça de Deus omnipotente o mistério da Redenção.

Por ser e para ser Mãe do Redentor, Maria foi ornada de singulares graças e prerrogativas, entre as quais a de ser preservada imune de pecado. Trata-se de uma prerrogativa de ordem e dimensão social, em nosso favor. Mãe do Redentor e nossa Mãe na ordem da graça, (Mãe da Igreja), Maria é também pela sua Maternidade virginal, figura ou tipo da Igreja, que chama os seus ministros para o anúncio do Evangelho fecundo na fidelidade a Cristo. Como Mãe e como virgem, Maria é nosso "modelo eminente e único" (LG 63).

E, terminamos ainda com palavras do Concílio e da Constituição sobre a Igreja: "A Mãe de Jesus, assim como glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante" (n.º68). Que seja, pelo vosso ministério, o sinal de esperança a orientar-nos para o futuro.

Amen.

Porto, 8 de Dezembro de 2005

(+ D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto)

Imagem: Internet