quarta-feira, 30 de março de 2016

Como será a minha casa no céu?

Um homem muito rico morreu e foi recebido por um anjo no território da vida eterna. O anjo conduziu-o por várias alamedas e foi-lhe mostrando as moradas dos bem-aventurados. Apareceu uma impressionante mansão com belos jardins. O homem perguntou: «Quem mora aqui?» O anjo respondeu: «É o Raimundo, aquele seu motorista que morreu no ano passado.» O homem ficou a pensar: Ora! O Raimundo tem uma casa destas! Isto aqui deve ser muito bom! Logo a seguir, apareceu uma casa ainda mais bonita, com piscina e tudo! «E aqui quem mora?» Perguntou o homem. O anjo respondeu: «Aqui é a casa da Rosalina, aquela que foi sua cozinheira.» O homem ficou a imaginar que, tendo os seus empregados tais residências, tão magníficas, a sua morada devia ser no mínimo um palácio. Estava ancioso por vê-la. Então, o anjo parou diante de um barraco construído com tábuas meio pobres e disse: «Esta é a sua casa!» O homem ficou indignado. Como era possível? «Vocês sabem construir coisas muito melhores!» «Sabemos», respondeu o anjo, «mas nós só construímos: o material são vocês que seleccionam e enviam lá de baixo: o senhor só enviou isto!»

Isto significa que há muito tempo que estamos a enviar material para construir a nossa morada eterna. Cada gesto fraterno, cada atitude honesta, cada acto de consolo aos aflitos é tijolo e acabamento de primeira qualidade. E tudo isso se decide por aqui mesmo, nas escolhas e atitudes de cada dia.

A ressurreição é uma forma nova de ter esperança. Ela garante-nos que Deus quer guardar, recuperar, preservar tudo de bom que Ele criou e que nós realizamos. As pessoas ressuscitam com todas as suas realizações positivas. Nenhum gesto de amor fica perdido, mesmo que ninguém o tenha notado, mesmo que tenha sido mal-entendido. Nenhuma luta pela Justiça é um fracasso, mesmo que por enquanto pareça não ter resultado. Tudo isto permanece em Deus. O mesmo Pai que ressuscitou Jesus prepara a grande festa do encontro e da purificação de tudo o que é bom.

Para reflectir:

O que tenho enviado para o céu?

Estarei mesmo a investir naquela casa onde morarei para sempre?


Como vive a sua fé na ressurreição?


Fonte: Abrindo Caminhos, de Itamar Vian e Aldo Colombo
imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário