sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sair da depressão...

Fala-se por aí que a síndrome da depressão é a doença (ou o mal) do século.
Será verdade isto? Estamos nós preparados para ela?
Há muitas doenças (ou males) novos e antigos que estão apavorando muitas pessoas, principalmente os ignorantes e desprovidos de bens materiais (falta de bons convénios de saúde e dinheiro para remédios).

Os tratamentos médicos para este mal são onerosos e muito sacrificantes para as pessoas.
Toda a doença se não bem tratada traz outros males às pessoas já doentes.
A depressão é uma doença sindromática porque vem a existir devido a muitos mecanismos relacionados entre si, sendo uns mais preponderantes que os outros, e se unem na cadeia maléfica para produzir este mal.
Quanto mais cedo se procurar a ajuda terapêutica especializada o paciente evita muitas complicações da doença e tem muito ganho para a sua cura.
Primeiro fazer uma avaliação médica do estado físico do paciente: deficiências, mau funcionamento, e seu estado de saúde, etc...
Segundo lugar, fazer uma avaliação mental, psíquica do paciente.
Terceiro lugar, saber o desenrolar diário de seu ambiente de vida: entre familiares, amigos, ação de atividades diversas, etc.

As partes em choques, contrariedades, frustrações, sonhos, amor, representações da vida, etc., devem ser analisadas. O que é muito importante é saber das reações, força de vontade, o acreditar em si mesmo, o querer ser curado, capaz de colaborar com o tratamento, etc.

Há pessoas que levam a vida enroladas, empurrando com a barriga, confusas, não de interessam de ir à fundo nas coisas, há uma preguiça velada, má vontade e pensam que o terapeuta tem que fazer um milagre, querem a cura milagrosa, somente Deus pode fazê-la.

Se há deficiências físicas devem ser tratadas.
Deve-se montar uma boa estratégia de tratamento nos seus detalhes e fazer tudo corretamente: paciente e terapeuta, deve haver uma cumplicidade leal e verdadeira entre os dois.

A pressa, a afobação, o fazer mal feito poderá prejudicar o tratamento do doente, e o fazer desanimar de tudo.
Os maus conselhos e os palpites de pessoas não especializadas devem ser rejeitados.
A seriedade e a responsabilidade são importantes para o tratamento de saúde de qualquer paciente.
   
Agora veremos o que é a depressão:
A depressão é uma doença psiquiátrica pode se dizer crônica.
É um distúrbio do humor da pessoa, apresentando muita tristeza e muito cansaço e descrédito da vida. Ela traz transtorno depressivo, a pessoa afetada sente-se muito deprimida e incapaz de realizar qualquer coisa.  Soma-se a ela fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais).

Os fatores ambientais, sociais e psicológicos, o estresse, o estilo de vida, certos problemas como as separações conjugais, morte de um membro familiar, o climatério e certas crises da meia idade surgem como tristes e trágicas manifestações na vida do doente com depressão. A insônia sempre se manifesta.
     
A depressão é uma tristeza de sentimentos, leva a pessoa a ficar desesperançada, abatida e com hiper baixo-astral.
Ouve-se sempre tais frases: “a vida pra mim acabou, sou inútil, não tenho mais força pra nada, eu quero morrer, nada mais me interessa, não tenho vontade para nada” e assim por diante. E ainda: “Sou uma pessoa sem vida, tenho medo da vida”, etc.
     
A pessoa passa a ter fastio ou então começa a comer sem parar, e fica obesa.
As vezes pode ocorrer sintomas psicóticos com delírio e alucinações.
Medicamentos antidepressivos que não causam dependência podem ser usados.
As vezes o tratamento requer ansiolíticos, antipsicóticos.
Também deve-se fazer um esforço inteligente para uma boa dieta alimentar, e que não engorda.
     
Na medida do possível fazer exercícios físicos leves e criar um meio de exercitar a mente prazerosamente.
O humor depressivo, se irrita por qualquer coisa.
Evitar situações de contrariedade com o doente.
A depressão o “pressiona para baixo”, dá desânimo ao doente, trazendo-lhe incapacidade geral, a falta de vontade, o pessimismo é grande e não sente a vontade de fazer coisa alguma que lhe dê prazer.
    
Tudo lhe é difícil para ele mesmo impossível.
A baixa-estima se nota em suas palavras, esquece as coisas, por vezes fala meio enrolado, tem uma interpretação distorcida da realidade, falsas idéias de si mesmo, de seu estado, falta de raciocínio, etc.
     
A depressão é muita coisa maléfica que pode afetar qualquer de nós, mais as mulheres.
Há vários tipos de depressão.
Felizmente que há cura para esta doença se tratada cedo e seguir o tratamento correto.
O doente tem que desejar a cura e se empenhar por ela conscientemente e com seriedade.

Caro amigo, aqui nesta terra estamos sujeitos a muitas coisas desagradáveis, a nossa segurança de vida é relativa e todos nós morreremos um dia. A Bíblia nos afirma “E, assim como está determinado que os homens morram uma só vez e depois tenha lugar o julgamento.” (Hb 9, 27).
      
Estamos simplesmente de passagem neste mundo, e aqui que devemos escolher a nossa eternidade. Seja por acidente, doença ou velhice todos nós com certeza um dia vamos morrer.
      
Estamos nós prontos para enfrentarmos o justo juízo de Deus? O que fizemos com Jesus Cristo, o justo?
   
Deus o enviou para salvar o mundo.
Já o aceitaste como o teu salvador pessoal?
Se não, faça-o agora e salvo serás!

Voltando ao tema: saia da depressão, digo: Jesus Cristo nos afirma: “«Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus»”. (Mc 9, 23).

Bom, pois é, aqui são palavras de Jesus Cristo, o filho de Deus, o assunto agora é entre você e Ele. Jesus Cristo curou todos os doentes que a ele recorreram, este é um fato verídico dos evangelhos.
       
Ele nos cura porque na cruz do calvário ele levou sobre si os nossos pecados e as nossas doenças. Veja o que diz o Evangelho: “para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas dores.” (Mt 8, 17).

O Apóstolo Pedro é claro: “como Deus ungiu com o Espírito Santo e com o poder a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com Ele.” (At 10, 38). “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos.” (Hb 13, 8).
       
Sem dúvida alguma, é isto mesmo que Cristo fazia e faz em nossas vidas: “Curando todos e oprimindo o Diabo.” Jesus Cristo depois de ressuscitado proclamou: “Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra.” (Mt 28, 18). Portanto, o Pai faz de Jesus o Senhor, o Todo Poderoso.
       
Sendo assim, Jesus Cristo que venceu a morte e ressuscitou, o Todo-Poderoso lhe diz: “Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus” (Mc 9, 23).
     
Creia n'Ele, Ele tem o poder suficiente para restaurar a sua saúde, livrando-lhe de todos os males que lhes cercam. Ele lhe entende, confia-lhe, pois, a sua vida!
Faça esta oração: Pai Santo, em o nome de Jesus Cristo o teu Filho, cura-me desta doença que me aflige. Eu te agradeço em o nome de Jesus, o Cristo, Amém!

Imagem: Internet                                                                                        
Texto: E.C. Navarro

Sem comentários:

Enviar um comentário