sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vigiai e Orai...


Jesus nos preveniu contra as insídias do diabo. Ele nos ensinou as palavras do Pai Nosso: "...não nos deixeis cair em tentação..." (Lucas 11, 4). Ele recomendou com zelo: "Vigiai e orai para não cairdes em tentação" (Marcos 14, 38).

A vigilância e a oração são as duas Maiores forças do homem contra o demónio. Façamos nossa esta recomendação paterna de São Pio de Pietrelcina: "Filho meu, o inimigo não dorme; esteja alerta com a vigilância e a oração. Com a primeira o avistaremos, com a segunda, teremos a arma para nos defender".

A vigilância nos faz avistar as ocasiões perigosas (uma leitura, um espetáculo, uma pessoa, um lugar, uma vontade...); a oração nos dá a força de evitar as ocasiões, de fugir às ocasiões, como recomendava São Felipe Neri.

Santo Agostinho ensina que o demónio é só um cão amarrado, e, só pode morder quem dele se aproxima. Passemos longe, então!

Se o demónio se faz insolente, escutemos a palavra de São João Bosco que dizia aos seus jovens: "Quebrai os chifres do demónio, com a Confissão e a Comunhão".

Texto: Pe. Stefano Maria Manelli, FFM
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário