terça-feira, 18 de julho de 2017

Sofrer

Leitura da Palavra:
Depois, disse à mulher: «Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, entre dores darás à luz os filhos. Procurarás apaixonadamente o teu marido, mas ele te dominará.» A seguir, disse ao homem: «Porque atendeste à voz da tua mulher e comeste o fruto da árvore, a respeito da qual Eu te tinha ordenado: ‘Não comas dela’, maldita seja a terra por tua causa. E dela só arrancarás alimento à custa de penoso trabalho, todos os dias da tua vida. Produzir-te-á espinhos e abrolhos, e comerás a erva dos campos. Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e ao pó voltarás
(Génesis 3, 16-19)

Meditação:
Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto (Rm 8, 22).
"Se Deus existe, por que tenho de sofrer?" pergunta um doente. É um mistério para os que ignoram a origem do sofrimento. A leitura de hoje segue após o relato de como Adão e Eva desobedeceram a Deus e receberam a sentença de morte. Deus impediu que vivessem eternamente como pecadores. A morte também daria fim à vida de dificuldades, doenças e fraqueza. Um amigo nosso entrou em casa para uma refeição, sentou-se suado e comentou: "É bem verdade que a Bíblia diz que com suor no rosto comeríamos nosso pão." A condenação atingiu com seus resultados dolorosos toda a natureza criada, como diz o versículo em destaque. 
O sofrimento continua, por melhores que sejam as medidas tomadas para atenuá-lo. Às vezes apraz a Deus curar alguém, mas via de regra deixa que a vida siga o curso estabelecido após a queda do homem. No entanto, o sofrimento pode ser uma bênção. Na luta com a terra e as ervas daninhas, o pecador mais facilmente sentirá a falta que Deus lhe faz e o buscará. Um dia, ao observar os anos de sua vida, dirá: "Não tenho satisfação neles" (Ec 12, 1) e sentirá a realidade de que "são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!" (Sl 90, 10). O cristão aprende que há real satisfação somente em buscar o que tem valor eterno. O sofrimento o motiva a clamar a Deus por alento para si e para os outros. "Se somos atribulados, é para... consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo" (2Co 1, 6). "Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo" (Gl 6, 2). Se neste "vale de lágrimas" Deus nos deu um caminho mais fácil, há tantos que precisam do nosso cuidado: o idoso esquecido, o sobrecarregado, o doente e também quem sofra porque não conhece a Cristo. Aproveite as oportunidades de experimentar e transmitir o amor de Deus! 

Busque Deus no seu sofrimento; busque o outro no sofrimento dele.

Fonte: Pão Diário

Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário