"Henoc, com sessenta e cinco anos, gerou Matusalém. Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou na presença de Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Ao todo, a vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos. Henoc andou na presença de Deus, e desapareceu, pois Deus arrebatou-o.
(Gn 5, 21-24)
Será que estamos no caminho de Deus? O que significa andar na presença de Deus? Para responder a essas perguntas, vamos conhecer Henoc, aquele que andou com Deus. Ele viveu em anos o que um ano tem em dias, 365, o que simboliza um número perfeito. Por essa sua vida fez longas caminhadas com Deus até o momento em que Ele disse: "É muito longe para voltar, vem para casa comigo." E Henoc foi arrebatado. Aqui está um homem que, no meio de uma geração brilhante, mas sem Deus, andava com Deus, conheceu o Seu caminho.
Henoc não andou com Deus literalmente.
Essa é, sem dúvida, uma expressão figurativa.
Isso significa que ele foi à mesma direcção que Deus. Ele estava se movendo da maneira como Deus se movia. Deus está sempre se movendo na história humana. A pessoa que caminha com Ele é uma pessoa que sabe o caminho pelo qual Deus vai e o acompanha da mesma forma.
Não houve controvérsias entre Deus e Henoc. Eles estavam de acordo. "Duas pessoas andam juntas, sem terem antes combinado?" (Am 3, 3) E é assim que deve ser. Não deve haver nenhuma controvérsia entre nós e Deus, se vamos andar com Ele. E que mudança isso faz em nossas vidas!
O homem ou a mulher que anda no caminho de Deus é aquele ou aquela que vive à beira de uma queda. Essa é uma vida de aventura. Isso significa que estamos contando com Deus para nos manter estáveis. Isso é o que uma caminhada com Deus envolve. É sempre uma caminhada de aventura. Nunca estamos contentes em permanecer em um estado de calma, sem fazer nada, esperando, desfrutando de nós mesmos. Estamos sempre nos movendo no mesmo ritmo de Deus.
A Bíblia deixa claro que o nosso Deus deseja ardentemente nos ajudar a receber o melhor para nossas vidas. Mas também revela que precisamos cooperar com Ele nesse processo. "Qual é o homem que teme ao Senhor? Indica-lhe o caminho a seguir." (Sl 25, 12). Apesar dos obstáculos diários que enfrentamos, vale a pena continuar no caminho que Deus traçou. Nossa fé vai nos levar muito além do que imaginamos. Como Henoc, andemos com Deus e tenhamos sempre amizade com Ele. Até aqui Ele nos ajudou. O melhor virá, não importa o quanto demorar.
Resumindo a história:
Realizações de Henoc
- foi um fiel seguidor de Deus
- ele disse a verdade apesar da oposição
Forças de Henoc
- fiel a Deus
- verdadeiro
- obediente
Lições de Vida de Henoc
Ele andou com Deus mais de trezentos anos, não ouvimos falar de nenhum "desvio" que ele tenha tomado em sua caminhada. Não lemos em nenhuma parte que tenha desagradado a Deus. O que marca a sua vida nas Escrituras é que ele andou com Deus e era agradável a Ele. Que esta história de Henoc seja um exemplo para nós e nos ensine a andar com Deus por toda a nossa vida.
Versículos-chave sobre Henoc
Génesis 5, 22-24
Hebreus 11, 5
Fonte: Retirado do livro "A Vitória é nossa", do Padre Rodrigo Natal
Imagem: Internet