quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Pobreza

Versículos Bíblicos:

"Felizes os pobres em espírito,
porque deles é o Reino do Céu." 
(Mt 5, 3)

"Sem dúvida, nunca faltarão pobres na terra; por isso, eu te ordeno: Abre generosamente a mão ao teu irmão, ao pobre e ao necessitado que estiver na tua terra." 
(Dt 15, 11).

Meditação:
O versículo em destaque nos lembra algo que o próprio Senhor Jesus afirmou: "Sempre tereis pobres entre vós e podereis fazer-lhes bem quando quiserdes; mas a mim, nem sempre me tereis" (Mc 14, 7a). Isso não significa que a pobreza agrade ao Senhor, pois ele mesmo elaborou leis para que não houvesse desigualdades sociais, ou ao menos que as pessoas tivessem um meio de retomar seu sustento (Ano do perdão das dívidas (Dt 15). Mas Deus, conhecendo muito bem o coração humano, deu também instruções sobre o que fazer se houvesse pobres em seu povo: os outros deveriam ser generosos e ajudá-los. Não devemos encarar a miséria como algo normal e ficar conformados com isso. Nosso dever é fazer o possível para ao menos amenizar esta situação. 
O versículo que lemos hoje faz parte da lista de bem-aventuranças proclamada por Cristo no Sermão do Monte. Ele cita uma pobreza diferente: a espiritual. São pessoas que se reconhecem necessitadas diante de Deus, não importando se possuem uma fortuna e residem em palácios ou se moram debaixo de uma ponte. Uma vez reconhecendo a sua miserabilidade e sua dependência de Deus, são estes os felizes. Jesus diz "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida?" (Mt 16, 26) – este será o mais miserável! Mas, pela fé em Cristo, o ser humano tem condições de viver feliz no tempo e na eternidade. 
Se devemos ajudar as pessoas necessitadas materialmente, quanto mais as que são pobres em espírito! A estas, não devemos levar cestas básicas ou outras doações, mas o evangelho transformador de Cristo! Deus se interessa pelos pobres em ambas as situações e usa seus filhos como instrumentos para ajudá -los. 

A pior pobreza é viver sem Deus.

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário