sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Frei Ignácio Larrañaga (4 de Maio de 1928 - 28 de Outubro de 2013)


Faz um mês que partiu para a Casa do Pai (como tantas vezes o afirmou nas suas mensagens), o padre Ignácio Larrañaga, ou melhor Frei Ignácio, pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). Nasceu em Loyola, Azpeitia (Espanha) e terminou a vida terrena na madrugada de 28 de Outubro de 2013, em Guadalajara (México). Tive a graça de me encontrar com ele por duas ocasiões e digo que valeu a pena, onde testemunho também aqui neste blog que ele era uma pessoa como as outras, mas diferente das outras... Havia nele um "não sei o quê" que me ajudou a ver Deus de uma outra forma...
Agradeço a Deus por ter colocado na minha vida esta pessoa maravilhosa, que me marcou de uma maneira fantástica, e também fica aqui um agradecimento ao frei Ignácio, pois através dos seus ensinamentos, pude redescobrir o caminho que me leva a Deus. Partiu o corpo terreno, mas ficou entre nós um grande tesouro que ele nos deixou, através dos seus livros, mensagens e o grande amor do frei Ignácio: as Oficinas de Oração e Vida. Em seguida publico uma breve síntese deste grande (espiritualmente, falando) homem de Deus, que busquei na wikipedia e no final publico uma foto tirada em 15 de Agosto de 2013, em Fátima, Portugal. Obrigado, frei Ignácio. 


História de Vida
Ordenou-se sacerdote em 1952. Vivendo na América do Sul, colaborou com a fundação do Centro de Estudos Franciscanos.
Tendo começado a escrever aos 45 anos, o "Profeta da Oração", é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experiência de Deus, apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estendeu por aproximadamente trinta anos.
Em 1984 fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial difundido em mais de quarenta países. Nos últimos anos, desenvolveu uma actividade evangelizadora específica, destinada a grandes massas, em teatros, ginásios e estádios.
Escreveu 16 livros. Até 2007, pelo menos, residia em Santiago. Naquele ano, comemorou 55 anos de sacerdócio. Há mais de 35 anos percorre o Mundo evangelizando e animando comunidades.
É conhecido um dos autores de maior difusão na literatura religiosa e de auto-ajuda.
Faleceu na madrugada do dia 28 de Outubro de 2013.

Despertar da Vocação
Próximo de seus 32 anos, sentia desgosto e sofria de insónia. Um dia, ao observar as estrelas do céu, pela janela do quarto, tudo mudou: Ignácio conseguiu alegria, paz, fortaleza e muitas lágrimas (certamente, de emoção). Então ele aprofundou a reflexão: tinha se dado algo instantâneo, desproporcional à sua preparação, e que, segundo sua percepção sensorial, não seria um produto das faculdades psicológicas .
Segundo Larrañaga, aquela experiência deu-se de fora para dentro, infundindo-se ou invadindo, foi repentina, vivíssima e marcante, que não mais se repetiu; uma daquelas experiências que acontecem uma única vez, e nos influenciam durante toda a vida, até a morte. A partir dela alterou-se a visão de mundo de Ignácio, e seus projectos de vida. Ele considera que tudo que fez desde então, já perto dos 40 anos de idade, foi sob influência daquela experiência.

Espiritualidade de Frei Ignacio
Em grande parte a espiritualidade de Frei Ignácio pode ser conhecida através das Oficinas de Oração e Vida. São palavras dele:
"Uma oração de profundidade é a solução para todos os problemas da vida. São caminhos para a serenidade e para a paz, que são bens supremos da vida".
"Vivemos numa sociedade dispersiva. Quem se encontra disperso apresenta muitas dificuldades em orar. As pessoas que querem chegar a Deus procuram o silêncio. Os lugares barulhentos da nossa sociedade não ajudam ao encontro e ter uma relação de amizade com Deus".
"A oração é o fundamento. É aquilo que torna Deus presente em mim"
"A luta consiste em que eu seja semelhante a Jesus, na bondade, no amor, na paciência"
"Se soubéssemos compreender, não faria falta perdoar"


Sem comentários:

Enviar um comentário