domingo, 7 de agosto de 2016

Mensagens para os jovens e também para adultos


"Os jovens têm uma especial sensibilidade perante a injustiça e a corrupção. A todos os jovens eu digo que não desanimem, não deixem apagar a esperança."

"A vida acrescenta-se, dando-a. Enfraquece-se no isolamento e na comodidade. E amadurece todas as vezes que a damos aos outros."

"O crucifixo não nos fala de derrota, de fracasso. Fala-nos de um amor que vence o mal e o pecado."

"A Igreja não é uma loja ou uma organização humanitária. Ela é enviada a levar a todos Jesus e o seu Evangelho."

Testemunho de uma “cidade esquecida”... uma notícia que deveria ser muito mais divulgada...

Terminou à uma semana, mais uma Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polónia, onde se reuniram na sua maior parte, jovens, vindos dos mais variados pontos do globo.
Este evento que decorre desde o ano de 1986, em Roma (Itália), tem como objetivo reunir os jovens do mundo inteiro, para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade. Apesar de ser organizado pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo inteiro. 

Partilho convosco este testemunho que li, de uma jovem, que com este testemunho faz com que muitas pessoas, pensem duas vezes quando dizem ter problemas... estou apenas a falar da minha vida pessoal, e ainda, que existe esperança para o mundo, com estes testemunhos que infelizmente são tão pouco divulgados...   

'Rand Mittri, uma estudante universitária de Aleppo, na Síria, tinha contado como é o dia-a-dia na sua cidade, uma “cidade esquecida”, como lhe chamou.

“Todos os dias vivemos rodeados de morte”, disse Rand, explicando que, mesmo assim, todos os dias continuar a ir à escola e a ir para o trabalho, mesmo com o medo de que, no regresso, a casa já não exista ou algum familiar tenha morrido.

“Deus onde estás? Existes?” são perguntas que todos os dias Rand coloca. Ela que pertence à juventude salesiana e foi a Cracóvia em representação dos muitos jovens que não podiam ir para contar a história de conhecidos e amigos. Do miúdo que morreu na paragem onde esperava o autocarro para ir à catequese, do casal que morreu soterrado pela própria casa, de um amigo mais próximo e que lhe embargou a voz.

“Esta guerra destrói o nosso mundo, os nossos sonhos e esperanças”, disse Rand Mitri, obrigada a crescer “antes do tempo” e que, no meio da guerra e das dúvidas, vê Deus “todos os dias” naqueles que trabalham para ajudar os outros, “nos pais que não desistem até ter comida para dar aos filhos”.

“Deus existe até através da nossa dor”, afirmou a jovem que encontra na fé em Cristo a razão da sua alegria e da sua esperança. “É uma alegria que ninguém me pode roubar”, concluiu Rand.

Depois de ouvir o testemunho desta jovem síria que falou da guerra na cidade de Aleppo, o Papa Francisco disse que o sofrimento e a guerra naquele país tinham deixado de ser uma notícia de jornal e apelou à oração.

“Para nós, hoje e aqui, provenientes de diversas partes do mundo, o sofrimento e a guerra que vivem muitos jovens deixaram de ser uma coisa anónima, para nós já não são uma notícia de imprensa, têm um nome, um rosto, uma história, fizeram-se próximos. Queridos amigos, convido-vos a rezar juntos pelo sofrimento de tantas vítimas da guerra, desta guerra que há hoje no mundo, para podermos compreender, uma vez por todas, que nada justifica o sangue dum irmão, que nada é mais precioso do que a pessoa que temos ao nosso lado”, disse o Papa no Campo da Misericórdia, o local onde decorre a fase final desta JMJ.

A oração e a fraternidade são a única resposta a dar, acrescentou o Papa. “Não vamos pôr-nos a gritar contra ninguém, não vamos pôr-nos a litigar, não queremos destruir, não queremos insultar. Não queremos vencer o ódio com mais ódio, vencer a violência com mais violência, vencer o terror com mais terror. A nossa resposta a este mundo em guerra tem um nome: chama-se fraternidade, chama-se irmandade, chama-se comunhão, chama-se família”, disse Francisco, pedindo um tempo de silêncio e oração.'

Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/60270/?utm_source=rss
Imagem: Internet





Frases que enriquecem...


Amo-te! Gosto de ti!
Ninguém pode sentir-se feliz enquanto não escutar alguém pronuncia-lho. Tenta dizê-lo a outra pessoa, aos teus pais, aos teus irmãos, aos teus amigos e amigas.

Admiro-te!
Cada pessoa tem alguma qualidade ou habilidade que merece reconhecimento. Todos, em algum momento, sentimos a necessidade de que declarem que somos úteis, que temos valor.

Obrigado!
É a forma de dizer a uma pessoa que o que faz por nós é importante, que a apreciamos. Não deve ser dito de forma mecânica, mas com muito calor humano.

Desculpa-me, enganei-me!
Dizê-lo não é fácil, mas enobrece quem o diz. Quando cometeres um erro que ofenda ou prejudique outras pessoas, aprende a dizer com sinceridade: «Perdoa-me!»

Ajuda-me! Preciso de ti!
Admitimos, com humildade, a nossa fraqueza e a necessidade que temos dos outros. Quando não o queremos admitir ou expressar, estamos com um grave problema de orgulho e egoísmo.

Escuto-te! Fala-me de ti!
Talvez muitos problemas e mal-entendidos se resolvessem mais depressa.

És formidável!
É dizer que apreciamos os outros, com as suas virtudes e seus defeitos. Todos gostamos de ouvir que somos formidáveis.

Imagem: Internet
Fonte: Revista Audácia

Código da Boa Conduta

Deus é Amor. E o seu amor é zeloso, no sentido de que Ele quer que as pessoas sejam santas como Ele é santo, isto é, justas, misericordiosas, alegres, generosas, puras. Esta foi a mensagem que o povo judeu anotou na Bíblia na forma de Mandamentos. 

O autor do Livro do Deuteronómio coloca Deus a ditar a Moisés: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa da escravidão. (1º) Não terás nenhum outro deus além de mim. Não farás para ti nenhuma imagem esculpida, seja do que está no alto do céu, ou em baixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o Senhor, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração dos que me ofendem, mas uso de benevolência até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (2º) Não invocarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não deixará impune aquele que tiver invocado o seu nome em vão. (3º) Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; mas, o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o Senhor, teu Deus, te tirou com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o Senhor, teu Deus, que guardasses o dia de sábado. (4º) Honra o teu pai e a tua mãe, como te ordenou o Senhor, teu Deus, a fim de prolongares os teus dias e viveres feliz na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar. (5º) Não matarás. (6º) Não cometerás adultério. (7º) Não roubarás. (8º) Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo. (9º) Não cobiçarás a mulher do teu próximo (10º) e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.» (Dt 5, 5-21). Ainda neste livro, mas mais adiante, no capítulo 30, Deus acrescentou: «Na verdade, esta Lei, que hoje te prescrevo, não é muito difícil para ti nem está fora do teu alcance. A Lei está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares.Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.» (Dt 30, 11.14.15)

Imagem: Internet
Fonte: revista Audácia