domingo, 30 de abril de 2017

Ser cristão...

Leitura da Palavra:
"Entretanto, os que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão, adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra senão aos judeus. Houve, porém, alguns deles, homens de Chipre e Cirene que, chegando a Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e mandaram Barnabé a Antioquia. Assim que ele chegou e viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a que se conservassem unidos ao Senhor, de coração firme; ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então, Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.»
(Actos 11, 19-26)

Reflexão:
A palavra "cristão" aparece três vezes na Bíblia: duas vezes no livro dos Actos dos Apóstolos e uma vez na 1ª carta de Pedro. A história de Saulo de Tarso, futuro apóstolo Paulo, ilustra bem o que significa tornar-se cristão. A caminho de Damasco, onde pretendia perseguir os cristãos de lá, Saulo tem um encontro com o próprio Senhor Jesus, que lhe ordena ir até aquela cidade, onde alguém o haveria de instruir. Lá estava Ananias para encontrar Saulo e ajudá -lo nos seus primeiros passos com Jesus. Assim, Saulo deixa de ser apenas um judeu religioso e passa a ser um seguidor de Jesus Cristo – um cristão. Passados alguns anos, Saulo foi procurado por Barnabé e levado para Antioquia, onde os seguidores de Jesus seriam pela primeira vez chamados de "cristãos". 
Mais tarde, Saulo, agora chamado de Paulo, conta ao rei Agripa sua trajetória: primeiro como fariseu, zeloso da lei judaica e perseguidor dos que criam em Jesus Cristo. Depois relata seu encontro com Cristo no caminho a Damasco. Por último fala do seu envolvimento com a divulgação da mensagem da reconciliação com Deus por meio de Jesus. O rei Agripa, impressionado, responde: "Por pouco me persuades a me fazer cristão". 
Paulo tornou -se cristão pela experiência que a Bíblia chama de "novo nascimento" – uma mudança de vida radical por submissão a Jesus Cristo. No dia de Pentecostes, quando essa mensagem de Jesus foi anunciada publicamente pela primeira vez pelo apóstolo Pedro, este explicou com as palavras do versículo em destaque o que cada um deveria fazer para se tornar seguidor de Jesus. Portanto, uma pessoa passa a ser cristã por meio do arrependimento pela vida sem Deus que levou até aí, da conversão a Cristo e pelo compromisso público com ele, nascendo de novo para uma vida em comunhão com Deus. 

Não perca a oportunidade de um novo nascimento, como o rei Agripa, que ficou no "quase".

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário