sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Visita

Leitura Bíblica: 
"O Senhor apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se mereci o teu favor, peço-te que não passes adiante, sem parar em casa do teu servo. Permite que se traga um pouco de água para vos lavar os pés; e descansai debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão e, quando as vossas forças estiverem restauradas, prosseguireis o vosso caminho, pois não deve ser em vão que passastes junto do vosso servo.» Eles responderam: «Faz como disseste.»"
(Génesis 18, 1-5)


Meditação:
Para quem viaja por aí hoje, em geral é fácil pernoitar ou se alimentar – existem hotéis e restaurantes em quase toda parte. Entretanto, nem sempre foi assim, e mesmo em nossa época há lugares em que tais recursos não existem. Nesses casos, a hospitalidade particular é um costume importante e indispensável. Para qualquer pessoa será um dever e uma honra receber em sua casa estranhos que estão de passagem. Hoje lemos sobre um episódio desse tipo, e Abraão agiu de acordo. Não sabemos se ele percebeu logo que um daqueles três homens era o próprio Deus, mas ele imediatamente fez o que devia. Mais adiante, Deus foi -lhe revelando quem era, e aquele encontro foi um dos mais importantes da vida de Abraão. 
Hoje Deus não nos visita fisicamente como naquela ocasião, mas está sempre buscando orientar nossa vida de diversas maneiras. Temos a Bíblia, em que o Senhor nos diz o essencial, temos o contato com outros cristãos, de quem podemos aprender, e mesmo por meio das diversas circunstâncias da vida diária Deus pode encaminhar -nos, e muitas vezes o faz. 
Na continuação dessa leitura, podemos aprender de Abraão a disposição de receber abertamente quem ou o que vem a nós, a prestar atenção ao que nos é dito e a buscar o diálogo com Deus até enxergar claramente. Mesmo Sara que, naquela ocasião, não quis crer no que Deus disse, ouviu e foi beneficiada com a visita. No versículo em destaque hoje, Jesus mostra que quer ingressar na nossa vida e, ao jantar (cear) conosco, ele não quer ser apenas um visitante usufruindo da nossa hospitalidade, mas diz que também nós cearemos com ele. Acima de tudo, é ele que tem algo a nos dar: uma vida de contínuo e rico relacionamento com Deus. Na verdade, ele não quer apenas hospedar -se, mas por meio do seu Espírito habitar em nós para sempre – e aguarda nossa resposta.

Cristo não quer ser tratado como visitante; ele quer viver com você eternamente.
"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." (Apocalipse 3, 20).

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário