sábado, 19 de maio de 2012

Queres segurar minha mão e ensinar-me?


Estamos no mês de Maio, e sendo dedicado o mês de Maio a Maria, resolvi publicar neste blog um artigo (que li por acaso), que me marcou de forma particular…
Os créditos e a fonte deste texto estão no final do mesmo.

“Ainda no rescaldo da paixão e morte de Cristo, penso na atitude da sua Mãe. Maria estava junto… num porte de dignidade, numa atitude de pobreza, abandono e esperança. Pareceu-me durante esta última sexta-feira santa que a Mãe teria experimentado um novo sentir, ímpar e misterioso, de uma tristeza, confiança e rasgar de coração, nunca até aí imaginados. O momento da morte e entrega do seu Filho foi radical, foi talvez a sua experiência máxima de abandono total, de um mergulho até ao desprendimento supremo. Maria terá começado a viver, a partir da morte do seu Filho, uma dimensão diferente de humanidade, quase que já eterna.
Como foi, Mãe? Que mortes interiores tivestes de abraçar?! Quantos degraus desceste em dor para seres cada vez mais só de Deus?
Este dar moldado na esperança, este virar de página inimaginável, trouxeram-te para um recanto de intimidade com cada um de nós. Parece que, de alguma forma, quase que paraste no tempo ainda em vida.
Iniciaste “ali” uma vida terrena já polvilhada de eternidade. E assim vivias um mistério de eternidade que te tornava em Mãe da humanidade. Dei assim comigo a fazer-te a primeira testemunha da Ressurreição no momento da morte do teu Filho. E o que experimentavas não tinha respostas humanas nem foi isso ponto de reflexão para ti. Pois tu, simplesmente, estavas.

Este estar, Mãe, parece desafiar o nosso existir no quotidiano. Parece pôr em causa a nossa lógica das coordenadas que se dominam, de tempo e espaço. Mas deve ser por aqui o caminho, querida Mãe. 

Queres segurar a minha mão, e ensinar-me? Quero aprender contigo o que é estar, quero arriscar os abandonos, as mortes até maior pobreza e verdade. Quero ser mais livre em cada centímetro do espaço que ocupo. Ensina-me Mãe… 

estou à procura de ti com o meu olhar.
E já sinto que me estás a abraçar.”

Texto: Madalena Abreu
Fonte: Missões Franciscanas (Maio 2012)
Imagens: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário