sexta-feira, 29 de maio de 2015

Homem de pouca fé, por que duvidaste... (Mt 14, 31)

Aproximava-se a época dos exames e a Maria Teresa estava aflita! Era boa aluna, estudiosa, metódica, mas por natureza trabalhava devagar e tinha receio de não fazer boas provas por falta de tempo.
- Ó mãe, já sei que não vou passar! - disse ela.
Mas a mãe ralhou-lhe, dizendo:
- Rapariga de pouca fé, tem confiança em Deus! Tu tens a tua consciência tranquila, não tens? Tens prestado atenção nas aulas, tens feito os teus deveres cuidadosamente e tens aproveitado o tempo o melhor que podes para estudar, não é assim? Então, para que é tanto desânimo? Tem confiança no Senhor, tem fé! Fazes-me lembrar São Pedro!...
- Porquê, mãe?
- Não te lembras do Evangelho? Jesus tinha atravessado o Mar da Galileia com os Seus discípulos para fugir das multidões que O procuravam constantemente. Mas o povo segui-os a pé, levando consigo os seus doentes para Jesus os curar. Mais uma vez mostrou Ele o Seu grande amor aos homens: curou os inválidos, ensinou-lhes a Sua doutrina e alimentou-os com pão milagroso. Então, mandou os discípulos regressarem de barco e foi rezar sozinho para o monte. Anoiteceu, e levantou-se um vento forte. Os discípulos estavam receosos. De repente, viram Jesus aproximar-se do barco, andando sobre as águas. Ficaram cheios de medo!
- É um fantasma! - gritaram.
- Tende confiança. Sou Eu! - disse-lhes Jesus.
- Senhor, se sois Vós, mandai-me ir ter convosco por sobre as águas! - pediu São Pedro.
- Vem! - mandou Jesus.
Então, São Pedro desceu do barco e começou a andar sobre as águas, como se fosse sobre terra firme! Estava mesmo a aproximar-se de Jesus, quando reparou nas ondas enormes que o cercavam e faltou-lhe a confiança. Teve medo! Imediatamente, começou a afundar-se.
- Senhor, salvai-me! - gritou ele.
Jesus estendeu-lhe a mão e trouxe-o novamente à superfície.
- Por que duvidaste, homem de pouca fé! - respondeu Jesus.
Entraram no barco e o vento abrandou logo. Os discípulos compreenderam, então, que ao pé de Jesus não deviam ter receio.

Disse a Maria Teresa:
- Quer dizer, mãe, que, enquanto São Pedro tinha fé, pôde caminhar sobre a água, mas, quando lhe faltou a confiança, começou a afundar-se.
- Pois, foi mesmo assim! - respondeu a mãe. - E tu, minha filha, estás a ser como ele! Está a faltar-te a confiança no Senhor. É falta de fé!
A Maria Teresa tomou novo ânimo e acabou por fazer um bom exame. Durante as provas, quantas vezes ela se lembrou das palavras de Jesus: - «Porque duvidaste, homem de pouca fé?». E com este pensamento ganhava nova confiança e novas forças para vencer.

Texto retirado do livro: E Jesus disse, de Margaret Kendall
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário