sexta-feira, 29 de maio de 2015

Porta do Céu


"Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. Mas sejam dadas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15, 55-57)

A "Escatologia" é o tratado sobre os últimos tempos; sobre os "novíssimos"; sobre cada uma das quatro situações do homem, que são: morte, juízo, inferno, glória do paraíso. O título mariano de "Porta do Céu" remete para mistério pascal de Cristo, a coroação do plano divino da criação e da salvação do homem.
A verdadeira porta da salvação e da vida é Jesus Cristo Nosso Senhor: "Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas" (João 10, 7). Jesus é a porta da vida eterna, por Ele abrem-se para nós as portas da Jerusalém celeste.
A liturgia vê em Maria a "Virgem humilde, que pela sua fé permitiu que Cristo nos abrisse a porta da vida eterna, que Eva tinha fechado com a sua incredulidade; a Mãe virginal de Cristo que se converte em porta luminosa da vida, pela qual apareceu a salvação do mundo, Jesus Cristo Nosso Senhor"; e a Virgem suplicante "de quem recebemos o Salvador do mundo".
O que é o Céu? Devemos pensar nele, para poder desejá-lo. O Céu é Deus, é a comunhão de vida e amor com Deus, com a Virgem Maria, os anjos e os santos (cf. Catecismo 1024).
No Céu encontramos a realização das nossas mais profundas aspirações, o estado supremo e definitivo de felicidade. Olhando para Maria aspiramos ao Céu; recorrendo a Ela abrem-se-nos as suas portas, embora não possamos imaginar plenamente "o que nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo pensamento do homem, o que Deus preparou para aqueles que O amam." (Cf. 1 Coríntios 2, 9).

Texto retirado do livro: 31 dias com Maria, de Guillermo Juan Morado
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário