sábado, 3 de setembro de 2016

A vida nova do Cristão...

Na altura era comum escrever-se a uma comunidade, a um povo, pois muitos não sabiam ler (como ainda hoje infelizmente sucede), e depois haveria alguém encarregado de fazer passar a mensagem da carta. Hoje, a sociedade gosta de tudo personalizado, e assim este texto vai com o nome do caríssimo leitor ou leitora. O resumo dos seis capítulos da carta que São Paulo escreveu à comunidade de Eféso, na altura e que hoje escreve para mim e a todos os visitam e leem este blog, poderia ser assim:

Caríssimo irmão, caríssima irmã:

Outrora, sem Cristo, estávamos sem esperança e vivíamos como se Deus não existisse. Agora, porém, estamos perto do Céu. Com efeito, Cristo é a nossa paz, porque destruiu a força do pecado que nos separava de Deus, e anulou as razões para a inimizade entre os povos. Agora, todos podemos chamar Pai a Deus. 

E, porque Cristo nos tornou irmãos, já não há nacional nem estrangeiro, homem ou mulher, escravo ou livre. Todos somos compatriotas dos santos e membros da Família de Deus, a Igreja. Por isso, a vida humana consiste em ser o que Deus sonhou para nós: amorosos, fiéis, protectores. 

Então, ninguém minta, pois somos membros uns dos outros e estaríamos a enganar-nos a nós mesmos. Se alguém se irritar, que o sol não se ponha havendo ainda ressentimentos. Aquele que roubava, trabalhe, fazendo o bem, para que tenha o que partilhar com quem passa necessidade. 

Não saiam da nossa boca palavras desagradáveis, mas apenas as boas, que edificam, que são necessárias e úteis para quem as escuta. Ninguém recuse o dom da santidade com que o Espírito Santo de Deus nos marcou, a fim de merecer a Vida Eterna no Céu. Ou seja, toda a espécie de azedume, raiva,ira, gritaria e desonra desapareça de nós. 

Sejamos bondosos e compassivos, perdoando-nos mutuamente, como também Deus nos perdoa em Cristo. A graça esteja com todos os que amam Nosso Senhor Jesus Cristo, com um amor inalterável.

apóstolo Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário