domingo, 4 de junho de 2017

Pentecostes

Leitura da Palavra:
"Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!» Estavam todos assombrados e, sem saber o que pensar, diziam uns aos outros: «Que significa isto?»" (Act 2, 1-12)

Meditação:
Na passagem bíblica Atos 1, 8 ("Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo."), está a promessa, e nos primeiros versículos de Atos 2 está o cumprimento dessa promessa, quando os discípulos do Senhor Jesus Cristo ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito os capacitava. Por causa disso, várias pessoas das mais diversas nacionalidades que estavam por ali ouviram falar das grandezas de Deus na sua língua materna.
No livro de Atos há pelo menos três relatos de quando os cristãos ficaram cheios do Espírito Santo (Atos 2, 4; 10, 45-46; 19, 6). Contudo, percebe -se em todo esse livro a manifestação do poder de Deus quando o Espírito Santo agia por intermédio dos cristãos. O apóstolo Pedro observa a respeito disso: "A promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar" (At 2, 39). Desde então, homens e mulheres que tiveram uma experiência mais profunda com o Espírito Santo foram poderosamente usados como testemunhas de Jesus Cristo em várias partes do mundo. 

Dentre estes, podemos citar Dwight Moody, que descreve assim sua experiência: "Certo dia, na cidade de Nova York – Oh! Que dia! Não posso descrevê -lo, e raramente me reporto a ele; é uma experiência demasiado sagrada para mencioná -la. Paulo tivera uma experiência de que nunca falou por catorze anos. Somente posso dizer que Deus se revelou a mim, que nunca tive uma experiência tal do seu amor, que lhe pedi para ficar em suas mãos. Fui pregar outra vez. Os sermões não eram diferentes. Não apresentei nenhuma verdade nova; no entanto, centenas de almas se converteram". O poder do Espírito Santo está à disposição de todo cristão disposto a obedecer a Deus. Se quisermos falar com poder das grandezas de Deus, precisamos também do poder e da condução do Espírito Santo em nossa vida.
Com o poder do Espírito Santo em nós poderemos apresentar Jesus com ousadia.

Fonte: Pão Diário
Imagem:Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário