quinta-feira, 29 de junho de 2017

Qual deve ser a minha prioridade?...

Leitura da Palavra: 
Sanebalat, Tobias, Guéchem, o árabe, e outros inimigos nossos souberam que eu reconstruíra a muralha e tapara as brechas, embora até àquele momento não houvesse ainda colocado os batentes nas portas. Então, Sanebalat e Guéchem mandaram-me dizer: «Vem, para termos uma entrevista em Cafirim, no Vale de Ono.» Enviei mensageiros a dizer-lhes: «Estou ocupado num trabalho importante; não posso descer, porque teria de interromper o meu trabalho, e não posso deixar a obra para ir ter convosco.» Por quatro vezes, me endereçaram a mesma mensagem, mas eu dava-lhes sempre a mesma resposta. À quinta vez, Sanebalat enviou-me a mesma mensagem por um seu servo que agora trazia na mão uma carta aberta. Nela se dizia o seguinte: «Foi divulgado entre as gentes - e Guéchem afirma - que tu e os judeus reconstruís a muralha porque estais a projectar uma revolta. E, ao que se diz, tu serias o seu rei, tendo até enviado profetas para te proclamarem rei de Judá em Jerusalém. Todos estes boatos chegarão aos ouvidos do rei. Vem, pois, e entendamo-nos.» Eu respondi-lhe: «Nada do que dizes é verdade; foste tu que inventaste tudo isso.» Todos nos procuravam intimidar, dizendo: «Fatigar-se-ão de tal modo que abandonarão o trabalho e jamais o acabarão.» Mas eu entreguei-me ao trabalho ainda com mais ardor. Fui depois à casa de Chemaías, filho de Delaías, filho de Meetabiel, que se fechara na sua residência. Disse-me ele: «Vamos juntos ao templo de Deus, ao interior do templo, e fechemos as portas do santuário pois devem vir matar-te; virão tirar-te a vida esta noite.» Respondi-lhe: «Como? Então um homem como eu há-de fugir? Por outro lado, como pode um homem como eu entrar no santuário sem perder a vida? Não entrarei.» Então, compreendi que não fora Deus quem o enviara, mas que predizia, sim, estas coisas porque Tobias e Sanebalat o tinham subornado. Julgavam que, deste modo, me atemorizavam e me fariam pecar, segundo o seu desejo. Aproveitariam isto para me cobrir de opróbrios e difamar-me. «Lembra-te, ó meu Deus, das maldades de Tobias e de Sanebalat. Lembra-te, também, da profetisa Noadias e dos outros profetas que procuravam atemorizar-me.» A muralha foi terminada no vigésimo quinto dia do mês de Elul, em cinquenta e dois dias. Quando os nossos inimigos o souberam, encheram-se de temor todas as nações vizinhas e ficaram humilhadas, porque reconheceram que aquela empresa fora levada a bom termo pela vontade do nosso Deus.
(Neemias 6, 1-16)

Reflexão:
Neemias fazia o trabalho delegado por Deus. Tal tarefa nem sempre é confortável. É claro que aquele que se dispõe a servir ao Senhor será recompensado, mas uma vida coerente com a Palavra de Deus incomoda muitos, principalmente aqueles que se beneficiam com a injustiça e a corrupção. Neemias tinha inimigos, que sabiam que enfrentavam um homem temente a Deus e focado em seu trabalho. Então, eles ofereceram uma mal intencionada proposta de amizade. Neemias percebeu a cilada e concentrou forças na reconstrução dos muros da cidade. Assim agiu por entender uma verdade importante: Deus é o nosso muro, a nossa fortaleza. Quando a obra terminou, faltava ainda a reconstrução do relacionamento entre o povo e o seu Deus. Neemias teve sucesso em sua empreitada porque mesmo diante das adversidades manteve os olhos fixos em Deus. Isto se chama prioridade. Aliás, não há como agradar a Deus se ele não for o primeiro em sua vida, acima de qualquer coisa ou pessoa. 
Faça como Neemias: mantenha as suas prioridades e não se abale por aquilo que dificulta seu projeto de servir ao Senhor. Mesmo com ventos contrários, não deixe que opiniões adversas ou assuntos secundários atrapalhem o seu trabalho. Ao dizer que estava fazendo uma grande obra, Neemias mostrou aos seus inimigos, e a si mesmo, a importância da sua dedicação a Deus. Fazer o que Deus quer para nossa vida é um privilégio – então priorize obedecer -lhe. Não se assuste com o desafio nem desvie o seu coração da missão que Deus lhe deu. No momento da angústia, quando se sentiu acuado pelos inimigos, Neemias clamou ao Senhor. Pediu -lhe que cuidasse da situação, a fim de que ele pudesse manter o foco em seu trabalho, e assim sua tarefa foi concluída. Priorize o seu trabalho para Deus, e ele cuidará do restante. 

Dê prioridade a Deus – ele faz o mesmo com você!

Fonte: Pão Diário
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário