terça-feira, 16 de outubro de 2012

E a minha fé?



E A MINHA FÉ?

Leitura Bíblica: 
(Lucas 8: 22-25)

Num daqueles dias Ele subiu com os Seus discípulos a uma barca. Disse-lhes: "Passemos à outra margem do lago." E eles partiram. Durante a travessia, Jesus adormeceu. Desabou então uma tempestade de vento sobre o lago. A barca enchia-se de água, e eles achavam-se em perigo. Aproximaram-se d'Ele então e despertaram-nO com este grito: "Mestre, Mestre! Nós vamos ao fundo!". Levantou-se Ele e ordenou aos ventos e à fúria da água que se acalmassem e logo veio a bonança. Perguntou-lhes, então: "Onde está a vossa fé?" Eles, cheios de respeito e de profunda admiração diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem os ventos e o mar obedecem?".
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.



Meditação: Onde está a sua fé? (Lc 8:25).

   No texto que lemos Jesus revela seu poder sobre as tempestades e seu domínio sobre a natureza. Naquela situação, seus discípulos não sabiam o que fazer: estavam todos apavorados. Jesus tranquilamente passa-lhes calma e confiança, enfrentando e acalmando a tempestade. Jesus nos pergunta até hoje em meio às nossas provações onde está a nossa fé. Muitas vezes demonstramos o mesmo medo dos discípulos, e isso é normal. Se a presença visível de Jesus não os tranquilizou, não precisamos ter vergonha de nos assustar.

   O pavor dos discípulos foi tanto que acordaram Jesus, achando que morreriam. Não se trata de não ter medo de nada - cautela e prudência são boas e necessárias: não devemos tentar nosso Deus assumindo riscos irresponsáveis. Uma fé sadia é aquela que sempre confia na providência divina e é vencedora: não abandona o barco dos nossos problemas antes que a tempestade termine. Ela é feita de esperança e bom senso. É deixar Jesus agir em nossa vida da maneira dele e não da nossa, pois esta é enganosa e egoísta. Muitos não se contentam com essa fé e querem dar ordens ao Altíssimo.

   Uma fé linda e maravilhosa para Deus (e para insatisfação do diabo) é passarmos por batalhas espirituais e não desistirmos do caminho do Senhor. O Senhor Jesus tem o poder de nos livrar de todas as tempestades, pois ele é Deus. Os discípulos de Jesus demoraram para descobrir isso, tanto que perguntaram quem seria este a quem até os ventos e as ondas obedecem.

   A resposta é simples: É Deus! Quando estivermos passando por alguma tempestade da vida, temos de crer na providência de Jesus. Ele vê a nossa situação e fará o melhor para nós. Por isso faz muito sentido pedir-lhe a Deus: "Senhor, aumenta a minha fé e ensina-me a mantê-la sadia e perseverante - aquela fé salvadora que elimina de mim todas as dúvidas e medos sem fundamento.

Mais do acreditar, fé é confiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário