quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O espelho e o vidro

Um homem procurou um sacerdote: Estava cansado, angustiado, esgotado, desesperado, a ponto de querer acabar com a vida. O padre ouviu com paciência e interesse a ladainha de problemas. Depois levantou-se da cadeira, tomou o homem pelo braço e o levou até à janela. O dia estava frio, a vidraça abaixada:
- Amigo, olhe através da vidraça. O que está vendo?
- Vejo pessoas, carros, casas...
- Agora venha comigo. Ali está um espelho. Coloque-se diante dele. O que está vendo agora?
- Estou vendo meu rosto. Vejo a mim mesmo.
- Curioso - continuou o padre - tanto a vidraça quanto o espelho são de vidro. Entretanto pela vidraça você enxerga as pessoas, e pelo espelho você vê somente você. Por quê? O espelho é opaco, a vidraça é transparente.
Convidando-o para se assentar novamente, o padre continuou:
- O vidro do espelho reflete nossa pessoa devido à camada que o cobre. O vidro da janela nos faz ver outras pessoas porque é transparente. Vamos chegar aonde eu queria. Suas angústias e preocupações formam como que uma camada opaca, circunscrevendo você em si mesmo, isolando-o do mundo externo, formando um curto circuito. Se você sair de você mesmo, se olhar para fora, para os outros, para o mundo, vai sentir-se libertado, leve e livre. Rezemos um pai-nosso para começar...

Retirado do livro "Histórias para Meditar", prof. Felipe Aquino
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário