quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Renovamento Carismático Católico


Perfil:
O Renovamento Carismático Católico surgiu na Igreja Católica como um fruto do Concílio Vaticano II, embora esta renovação no Espírito já tivesse sido vivida pelos nossos irmãos pentecostais desde o início do sec. xx.
Não partindo de uma iniciativa fundadora nem prevendo estruturas de organização, agrega de modo informal e sem compromisso de pertença toda a diversidade de pessoas e de vocações, propondo uma constante renovação da graça do baptismo.
A experiência carismática está ligada ao Pentecostes Apostólico e às manifestações do espírito, que nunca faltaram na Igreja, mas a novidade está no facto de a manifestação de carismas ser considerada normal na comunidade cristã, indispensável à nova evangelização.
O Renovamento Carismático caracteriza-se por uma renovação de vida através da descoberta da pessoa de Jesus Ressuscitado e do Seu Amor.
E neste encontro transforma a vida, como aconteceu com Zaqueu, Maria Madalena, Saulo e tantos outros.
Depois, cada pessoa vai descobrindo que Deus lhe confia carismas, talentos, capacidades para pôr ao serviço da Igreja Católica e para levar a Boa Nova àqueles que ainda a desconhecem.
O Renovamento Carismático Católico irrompe em Fevereiro de 1967 quando professores e alunos da Universidade do Espírito Santo em Duquesne, nos Estados Unidos da América, se reuniram em Pitsburg para um retiro de fim-de-semana.
Em Portugal, iniciou-se em Fátima, em 1974, através do P. José da Lapa com um pequeno grupo de pessoas amigas.

Implantação
O Renovamento Carismático Católico visibiliza-se em grupos de oração e em novas comunidades nascidas da graça do Renovamento. Existem mais de 350 grupos de oração distribuídos pela maior parte das Dioceses de Portugal, reunindo semanalmente cerca de mais de 15.000 pessoas. As actividades dos grupos de oração são acompanhadas e coordenadas por uma Equipa de Serviço Diocesana reconhecida pelo respectivo Bispo. Estão também implantadas em Portugal algumas comunidades nascidas da graça do Renovamento Carismático, tais como a Comunidade Cristo de Betânia, a Comunidade Emanuel, a Comunidade Canção Nova, a Comunidade do P. Filipe, e foram constituídas várias associações como a Associação Pneuma, o Centro Jovem Tabor e a Associação Kerigma.

Publicações
LABAT – Fogo do Espírito, jornal on-line, do Renovamento Carismático Católico da Diocese de Lisboa. Em Internet: http://www.ecclesia.pt/labat. Tel. 217605470, Fax 217647344. PNEUMA, revista da Associação Pneuma, Tv. Cruz da Era, 2-A, 1500 LISBOA, Tel. 217161415, fax 217160551. JESUS VIVE, revista da Comunidade Cristo de Betânia, Casa de Ourique, 4760 Telhado, Vila Nova de Famalicão. Tel./ Fax 25291122. BOLETIM EMANUEL, Comunidade Emanuel, apartado 1120, 3000-315 COIMBRA.

email: rcc_lisboa@sapo.pt

Fonte: http://www.ecclesia.pt/anuario/
Imagem: Internet

1 comentário:

  1. Paz em nome do Senhor. Sou Irmão Toko Marcel, a partir do Uíge- Diocese do Uíge-Angola. Estamos a começar o RCC na nossa Diocese e queremos os vossos conselhos sobre o programa inicial das formações. o meu WhatsApp é 00244924169998 (marceltoko71@gmail.com). Abraços fraternos.

    ResponderEliminar