quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Equipas de Nossa Senhora


Perfil:
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício. As Equipas são constituídas por 5 a 7 casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual. São casais cristãos que querem crescer no amor ao outro, aos filhos e aos outros e crescer no amor de Deus, um projecto para toda a vida. Reúnem-se em Equipa pois acreditam na força da entreajuda tanto na oração, como na reflexão e na vida, e assumem as propostas concretas que o Movimento lhes faz: Escutar a Palavra de Deus, praticar a oração pessoal, conjugal e familiar, dialogar em casal e ter propósitos de conversão e de aprofundamento espiritual. Como casais cristãos querem estar comprometidos com Cristo. De facto, "Vem e segue-me" (Mt 19,21) é o apelo que Cristo lhes dirige, como baptizados, convidando-os a abrirem-se mais ao Seu amor e a dar testemunho d’Ele sempre e em toda a parte. Querem testemunhar a alegria e a felicidade de viverem a dois esta proposta. "As Equipas de Nossa Senhora têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais nem menos." (P. Henri Caffarel, fundador das ENS).
Actividades específicas: As Equipas têm uma vida própria ao longo do mês, com um ponto alto no dia da reunião. Na reunião de Equipa, os casais aprofundam o conhecimento mútuo, rezam juntos, meditam a Palavra de Deus, reflectem e celebram as alegrias da sua caminhada em conjunto. Para promoverem a unidade e a entreajuda entre todas as equipas, as ENS organizam regularmente encontros locais, nacionais e internacionais, de formação, reflexão e oração.

Implantação:
Em Portugal, onde chegaram em 1955, as ENS organizam-se actualmente (2007) em 3 Províncias, 16 Regiões e 80 Sectores e contam com 10.784 membros, entre casais, viúvas e viúvos e Sacerdotes Conselheiros Espirituais. As ENS estão presentes em todas as Dioceses do Continente e Ilhas à excepção de Bragança. As Equipas de Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, bem como as Equipas de Língua Portuguesa existentes na África do Sul, estão ligados à estrutura do Movimento em Portugal. Segundo dados de Janeiro de 2007 do Secretariado Internacional, as ENS estão implantadas em 70 países de todos os Continentes, num total de 109.709 membros.

Publicações:
“Carta das Equipas de Nossa Senhora”, (bimestral, 5.500 exemplares), Temas de Estudo (publicados anualmente, 5.000 exemplares) e Manuais de Formação sobre a Metodologia e sobre o Espírito do Movimento

email: ens@ens.pt
Página Web: www.ens.pt

Fonte: http://www.ecclesia.pt/anuario/
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário