sexta-feira, 18 de maio de 2018

Maria e o crescimento dos filhos de Deus

Leitura Bíblica
"Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens." 
(Lc 2, 51-52)

Comentário
Chamam-se sacramentos de iniciação cristã o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia. Se uma pessoa adulta, não baptizada, pedir para entrar na Igreja, primeiro é preparada para o Baptismo, durante um período mais ou menos longo de catequese ou catecumenado. Antigamente, este período chegou a durar três anos. Actualmente, está a organizar-se em diversas dioceses. Sobre este ponto o Concílio falou bastante. Eis um dos textos: «Restaure-se o catecumenado dos adultos com vários graus, a praticar segundo o critério do Ordinário do lugar, de modo que se possa dar a conveniente instrução a que se destina o catecumenado e santificar este tempo por meio de ritos sagrados que se hão-de celebrar em ocasiões sucessivas» (LS 64).
E noutro lado diz: «O catecumenado não é uma exposição de dogmas e preceitos, mas uma formação e uma aprendizagem de toda a vida cristã.» (AG 14).

Uma vez que o adulto, durante o catecumenado, se preparou para o baptismo, recebe, numa única celebração, o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia. Neste caso, o baptismo e a confirmação são administrados na missa, após a homilia. A hora própria desta celebração é a Vigília da Páscoa. Assim, nesta noite santa, a Igreja, celebrando a ressurreição de Cristo, recebe no seu regaço os seus novos filhos, renascidos da água e do Espírito Santo.
Ao começo, o baptismo não estava separado da confirmação. Foi ao generalizar-se o baptismo das crianças e devido à urgência de perigo de morte, que se começou a dar o baptismo às crianças moribundas, ficando a confirmação reservada ao bispo, o qual a concedia nos dias solenes da Páscoa e do Pentecostes.

Actualmente, a pastoral católica esforça-se por regressar à antiga tradição. Acontece que, tendo perdido de vista a unidade dos três sacramentos de Iniciação Cristã, estávamos a dar às crianças a comunhão e até a penitência, antes de serem confirmadas. É uma prática que é preciso rever. A ordem da recepção dos sete sacramentos é esta: Baptismo, Confirmação e Eucaristia. E não como estamos a fazer: Baptismo, Penitência, Eucaristia e Confirmação. Antes de serem admitidos à Eucaristia as pessoas devem ser crismadas, ou confirmadas. Peçamos a Maria, Mãe da Igreja, que vele pelo crescimento progressivo e ordenado dos seus filhos.

Siglas:
AG - Ad Gentes (Decreto sobre a atividade missionária da Igreja)

Texto estraído do livro: Mês de Maria pela Bíblia, da Difusora Bíblica
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário