quinta-feira, 17 de maio de 2018

Maria, Mãe dos cristãos

Leitura Bíblica
"Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus todo o meu agrado.»" 
(Mc 1, 9-11)

Comentário
O Concílio não trouxe apenas a renovação de liturgia da missa. Reformou também a liturgia dos sacramentos e sacramentais. A este propósito, ordena o seguinte: «Faça-se uma revisão dos sacramentos, tendo presente o princípio fundamental duma participação consciente, activa e fácil dos fiéis, bem como as necessidades do nosso tempo» (SL 79). Quanto ao Baptismo, em concreto, numa série de parágrafos, manda rever a sua liturgia e pede para se organizar o catecumenado (SL 64-70). Entre nós, já entrou em vigor o novo Ritual do Baptismo das Crianças. Este trouxe algumas alterações no modo de baptizar, tais como a exigência da presença da mãe, os baptismos comunitários, a supressão do sal, etc.

(Neste ponto, seguimos o Ritual do Baptismo das Crianças (RBC), já que o do Baptismo dos Adultos ainda não está publicado entre nós). 
O baptismo deve ser comunitário, pois deve ser toda a comunidade cristã a receber no seu seio os novos membros (cf. RBC, 27); enquanto possível, deve realizar-se ao domingo, dia da Ressurreição, para manifestar a sua união com a Páscoa, podendo mesmo fazer-se após a Liturgia da Palavra da missa dominical (RBC 9). Por isso, o Círio Pascal deve estar junto da pia baptismal (RBC 25).
O baptismo pode ser em forma de banho, o que torna mais evidente o seu significado pascal (RBC 22). Por isso o baptismo pode ser enchido com água corrente, em forma de nascente ou de rio (RBC 25). Se for necessário, a água baptismal pode ser aquecida (RBC 20). Na celebração baptismal deve ler-se sempre a Bíblia, numa celebração da Palavra, como está previsto no RBC, 23.

Os pais têm um papel importantíssimo no baptismo dos filhos. São eles que apresentam a criança à Igreja para ser baptizada. São eles os principais responsáveis pela educação da criança na fé. Por isso, se os pais não oferecerem garantia de, no futuro, educar o filho na fé cristã, a Igreja não o baptiza. 
Na celebração do baptismo dos filhos, ainda pequeninos, são os pais os primeiros a professar a fé em nome dos baptizados, pelo que exercem, nesse acto, um mistério litúrgico próprio. Por isso, devem preparar-se para o baptismo dos filhos (RBC 8 e 25). A mãe deve estar presente na celebração do baptismo, pertencendo a ela cuidar da criança enquanto é baptizada (RBC 8). Neste ministério, a mãe é uma figura de Maria e da Igreja, gerando novos filhos para Deus.

Siglas:
SL - Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia

Texto estraído do livro: Mês de Maria pela Bíblia, da Difusora Bíblica
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário