sexta-feira, 25 de maio de 2018

Senhora da Saúde

Leitura Bíblica:
"Ao descer do monte, seguia-o uma enorme multidão. Foi, então, abordado por um leproso que se prostrou diante dele, dizendo-lhe: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.» Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: «Quero, fica purificado!» No mesmo instante, ficou purificado da lepra."
(Mt 8, 1-3)

Comentário:
A saúde é um dos bens mais preciosos da existência. Diz a gente simples: «Haja saudinha e há tudo!». E a canção: «Três coisas há na vida: dinheiro, saúde e amor...» Não admira, portanto, que o povo tenha recorrido sempre a Nossa Senhora, pedindo-lhe saúde. Temos assim diversos títulos marianos que respondem a este aspecto da vida, tais como Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Fastio, etc., etc. Além disso, em alguns santuários marianos realizam-se solenidades especiais a pedir o alívio dos doentes ou até o «milagre» da saúde. Recordemos a bênção dos doentes de Lourdes, Fátima, Sameiro, e outros lugares de devoção mariana.

É bom pedir a saúde. Mas isso não nos deve dispensar da obrigação de a conservar e de nos esforçarmos por a recuperar quando a tivermos perdido. Devemos pensar que Deus não faz milagres à toa. Ele criou o mundo com as suas leis próprias. Não as altera, a não ser por um fim superior. Por isso, invocar Nossa Senhora da Saúde, mais do que esperar um milagre deverá ser um compromisso por evitar aquilo que é nocivo à saúde ou de lutar por ela se tivermos a desgraça de a perder. Isto a nível individual. A nível comunitário, um povo que acredita em Nossa Senhora da Saúde deve fazer um esforço colectivo por ter bons hospitais, pessoal especializado, assistência médica e medicamentosa, etc..
Temos entendido assim a devoção a Nossa Senhora da Saúde?

Maria é mãe dos que sofrem. Uma mãe não goza em ver sofrer seus filhos. Ela quer aliviar as nossas dores. Por isso, quer também libertar-nos da doença. Devoto de Nossa Senhora da Saúde é aquele que se esforça por colaborar com Maria nesta obra de aliviar o sofrimento alheio. É portanto o médico que faz tudo o que é possível para ajudar o seu doente; é o enfermeiro dedicado e carinhoso; é o que visita os doentes de um hospital para consolar os que sofrem; é o especialista que estuda no seu laboratório, procurando descobrir a síntese de novos remédios para atacar mais eficazmente a doença...
Temos em casa pessoas doentes? Têmo-las acarinhado, ajudado, visitando-as? É nisto que se manifesta a verdadeira devoção à Senhora da Saúde.
Raul Foullereau é conhecido em todo o mundo como o «apóstolo dos leprosos». A lepra é uma das doenças mais horríveis da humanidade. Em 1954, Foullereau dirigiu uma carta aos Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, pedindo-lhes o preço de dois aviões a jacto. Com esse dinheiro comprometia-se a curar todos os leprosos do mundo. Mas não obteve resposta. Onde está a devoção à Senhora da Saúde?

Texto extraído do livro: Mês de Maria pela Bíblia, da Difusora Bíblica
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário