sexta-feira, 4 de maio de 2018

Maria medita a Palavra de Deus

Leitura Bíblica
"Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»" (Lc 4, 16-21)

Comentário
Os fiéis hoje lêem muito mais a Bíblia do que há anos atrás. Há, porém, muita gente que ainda não a lê. Há ainda aqueles que a queriam ler, mas não sabem manejá-la no seu aspecto técnico. A Bíblia aparece-lhes como um livro complicado. Têm razão. É-o de facto. Com efeito, a Bíblia não é um livro, mas uma biblioteca dos cristãos. 
A edição católica da Bíblia consta, nada mais nada menos, de 72 escritos, muito diversos entre si - desde os escritos de carácter histórico, até aos poemas e às cartas. Mas não é só a diversidade de géneros literários, de estilo e de linguagem que dificulta a leitura da Bíblia. Temos ainda a diversidade de autores, de séculos, de lugares e de mentalidades que a Bíblia reflecte. Com efeito, ainda que ela tenha um único autor divino, não devemos esquecer que tem também muitos autores humanos, que nela se manifestam com a sua mentalidade, o seu temperamento, as suas limitações, as suas preocupações teológicas, etc.

Além disso, muitos católicos não sabem sequer manejar a Bíblia. Para superar este mal, devemos ter presente que ela se divide em duas grandes partes: O Antigo Testamento e o Novo Testamento. Cada um destes Testamentos consta de vários escritos, como se poderá ver no índice. Além disso, cada escrito ou livro bíblico, está dividido em capítulos e os capítulos em versículos.

A Bíblia é uma biblioteca. Tem muitos autores humanos. Representa o itinerário religioso do Povo de Deus durante muitos séculos. Tem, contudo, um denominador comum, um centro espiritual que unifica: Cristo. É à Sua luz que devem ler o Antigo Testamento. Era assim que fazia a Senhora. Como o Novo Testamento ainda não estava escrito, Ela lia o Antigo Testamento para entender o que lhe sucedia a Ela e a Jesus. Assim «o Novo Testamento estava escondido no Antigo e torna-se patente no Novo» (DV 16).

Texto estraído do livro: Mês de Maria pela Bíblia, da Difusora Bíblica
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário