quinta-feira, 3 de maio de 2018

Maria recebe a Palavra de Deus

Leitura Bíblica
"Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.»" (Lc 11, 27-28)

Comentário
Um facto consolador pode ser detectado no catolicismo actual: lê-se muito mais a Bíblia. Cingindo-nos só a Portugal, podemos afirmar que a principal editorial bíblica católica, Difusora Bíblica, tem sentido um extraordinário afluxo de pedidos de Bíblias. Os católicos portugueses estão esfomeados da Palavra de Deus. Este facto, e muitos outros afins, é fonte de optimismo e permite afirmar que a actual crise da Igreja é uma crise de crescimento. Com efeito, diz o profeta Isaías: «Assim como a chuva e a neve descem do céu e não voltam mais para lá sem terem regado e fecundado a terra e feito germinar, dando o grão para semear e o pão para comer, o mesmo sucede com a palavra que sai da Minha boca - diz o Senhor - : não volta sem ter produzido o seu fruto, sem ter executado a Minha vontade e cumprido a sua missão» (Is 55, 10-11).
Sendo assim, se os cristãos ouvem mais a palavra de Deus têm necessariamente de produzir o seu fruto.

Maria ouviu mais do que ninguém, a Palavra de Deus, de tal modo que antes de conceber o Verbo divino no seu corpo, já o tinha concebido no seu espírito. O Evangelho de S. Lucas chega mesmo a afirmar que Maria foi mais feliz por ter escutado a Palavra de Deus do que até por ter gerado a Cristo (cf. Lc 8, 19-21; 11, 27-28). Esta mesma afirmação se encontra frequentemente na Tradição da Igreja.

O Concílio Ecuménico Vaticano II promulgou um documento dedicado à Sagrada Escritura: é a Constituição «Dei Verbum». Pois este documento termina com um capítulo intitulado: A Sagrada Escritura na vida da Igreja. É um veemente apelo a todos os filhos da Igreja Católica para contactarem mais com a Bíblia, tanto na liturgia, como na leitura particular; tanto nas exposições teológicas, como na pastoral quotidiana. Por isso, actualmente temos as mais variadas leituras bíblicas na Missa. Estas foram também introduzidas na liturgia de outros sacramentos: Baptismo, Matrimónio, etc. - É portanto de esperar um novo florescimento na fé.

Texto estraído do livro: Mês de Maria pela Bíblia, da Difusora Bíblica
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário